Skip to content
A música conecta

Special Series | Todd Terry

Por Laura Marcon em Special Series 30.09.2020

Se você já escutou ou escuta até hoje faixas destinadas à nossa pista de dança na rádio ou em qualquer outro veículo de comunicação de massa, saiba que Todd Terry é um dos grandes responsáveis por esse acontecimento. Mas não para por aí, é maior: se você escuta House Music apenas, saiba que Todd Terry é um dos grandes responsáveis por isso também. Já dá pra se ter noção do tamanho da importância desse artista na história e propagação da música eletrônica mundialmente? Bom, se ainda precisa de mais uma provinha do quão gigante esse nome é eis um dos remixes mais icônicos da história assinado por ele e que você, sem sombra de dúvidas, conhece:

Nascido em 1967, no Brooklyn (Nova York), Terry iniciou sua carreira como DJ no início dos anos 80 tocando sonoridades como Hip Hop e Italo Disco em clubs da capital dos Estados Unidos, migrando para a House Music logo que o gênero nasceu em Chicago. Sua carreira como produtor começou poucos anos depois e aí um fato curioso: Todd usou o pseudônimo Masters At Work para duas de suas criações em 1987 em um “empréstimo” do nome vindo de Kenny “Dope” Gonzalez. Em troca, Terry apresentou ninguém menos que “Little” Louie Vega a Kenny e a dupla – que seguiu usando o nome Masters At Work – é hoje uma das mais reverenciadas em toda a história da música.

E se temos um número expressivo de produções vindas de Terry, é claro que ele não assinaria apenas com um nome. O número de pseudônimos utilizados pelo artista ultrapassa a casa dos 30, sem contar os projetos em conjunto e as variações de seu próprio nome. É simplesmente um absurdo, convenhamos. A partir desses nomes, as suas criações tomaram as pistas, as rádios, as melhores posições dos rankings europeus e americanos e uma indicação ao Grammy.

Sua contribuição no cenário não se resume aos sets muito bem construídos e dinâmicos e as produções aclamadas. Todd também é fundador de diversas gravadoras, mas a maior delas é definitivamente a Freeze Records, que até hoje é responsável por lançamentos expressivos no mercado da música. A gravadora também foi responsável por uma série de compilações emblemáticas chamada Unreleased Project, que serviu de inspiração para projetos de muitos outros selos.

Falando em selos, nem precisamos comentar muito sobre os que já lançaram suas músicas. Terry tem seu nome cravado em simplesmente todos os labels mais respeitados de House Music no mundo e segue até hoje aparecendo nos mais conceituados do mercado. Em um compilado disso tudo, seja de suas produções, lançamentos de sua gravadora e também faixas de seu interesse, Todd compila tudo isso em uma série de mixes no programa InHouse Radio, que é transmitido mensalmente em todo o mundo por mais de 70 estações e que mistura faixas de novos talentos da House Music e grandes lendas do estilo.

Fica até difícil finalizar esse Special Series. A tentativa de mostrar a relevância de Todd Terry para este cenário em constante efervescência que vivemos hoje foi feita. Se falhei miseravelmente? Talvez, confesso. O que importa de fato é que seu trabalho está aí, ecoando até hoje e influenciando artistas de todas as idades e tempo de carreira. Vida (mais) longa a esse ícone da música.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025