Ah, Barcelona! A capital da Catalunha, na Espanha, é uma unanimidade no coração de quem a visita. As cores suaves, atmosfera leve e fresca, povo caloroso, arquitetura esplendorosa, Gaudi. Ah, Gaudi! Poderia escrever este editorial todinho com razões pela qual todo mundo precisa conhecer Barcelona, em termos históricos, culturais, de lazer, esporte e muito mais.
Barcelona vive um cenário musical riquíssimo e diversificado, que também se expressa através de uma vida noturna intensa. Dentro da música eletrônica, a cidade é referência. Para se ter uma ideia, é lá onde acontece o Sónar, considerado por muitos o festival mais vanguardista e inovador do mundo dentro do estilo, showcases dos labels mais respeitados, edições de festivais renomados e muito mais. Além disso, inúmeros clubs abrem suas portas levando as mais diversificadas culturas musicais que vão das sonoridades mais latinas até as mais conceituais e entre esses está o Macarena Club.
Situado a poucos minutos de Las Ramblas, grande centro de Barcelona, o Macarena Club é o sucessor de um “tablao flamenco” antigo dos anos vinte do século passado, com raízes que se afundaram no tempo. Ele foi remodelado em 2001 e hoje é capaz de receber em torno de 300 pessoas todos os dias da semana com ingressos a preços módicos – para não dizer simbólicos – e até mesmo entradas free em alguns dias e horários.
O Macarena Club é considerado um lugar que não abriga amadores ou pessoas de coração fraco (em um sentido cômico, é claro), já que trata-se de um lugar escuro, fechado e barulhento. Quando falo em barulhento estou me referindo ao sistema de som de altíssimo nível que é considerado um dos melhores da cidade. O estilo passeia pelas linhas mais conceituais do House, Techno, Minimal e Electro através dos DJs residentes e figuras internacionais de renome.
O grande diferencial do local, além do soundsystem ultra potente, é a localização da cabine do DJ. Situada bem no centro da pista de dança, ela é estreita e muito próxima do público, o que confere uma atmosfera super intimista ao ambiente e também reforça a grande filosofia do club: o lugar foi feito para dançar, e nada mais.
Se Barcelona por si só já é uma cidade imprescindível no seu checklist de lugares para conhecer, quando estiver por lá a dica é se jogar na pista do Macarena em qualquer dia da semana. A boa experiência é garantida.
A música conecta.