Skip to content
A música conecta

Papo de Estúdio | Spuri, do Ombu Studio, fala como usar a compressão para salvar sua mixagem

Quantos produtores já passaram pela dura experiência de, após terminar a parte criativa da faixa, se depararem com as seguintes dúvidas: como posso desembolar o kick do bass? Ou melhor, como dar mais pressão na bateria? E até mesmo: como elevar o nível de volume da faixa sem clipar? É aí que entra o papel do salvador da pátria, o compressor. Porém, engana-se quem acha que ele pode resolver seus problemas como um toque de mágica, pois se o componente não for utilizado corretamente, pode acabar com a sua track. 

Para solucionar algumas dúvidas quanto à utilização desta indispensável ferramenta, convidamos Spuri — instrutor do Ombu Studio em São Paulo e experiente produtor do cenário nacional — para lançar algumas dicas importantes de compressão e dinâmica que vão salvar o resultado da sua mixagem. Inclusive, você pode acompanhar essa e outras dicas diretamente pelo Instagram da Ombu.

Aumentando o ganho sem clipar

Aqui vamos utilizar o compressor para suavizar os picos. Comece com o Ratio em infinito e o threshold em -inf. Você vai sentir o som soando ruim no começo, mas vai ajudar a encontrar a configuração exata do seu attack. Defina o parâmetro do attack para uma velocidade rápida e, reproduzindo sua faixa de bateria, vá aumentando o tempo do attack até começar a ouvir um clique que será o attack da sua bateria. Agora reposicione o Ratio e o threshold até que o som pareça voltar ao normal novamente.

Desembolando o kick do bass

Aqui a dica é utilizar o compressor em modo side chain. Aplique o Side Chain no canal do Bass para receber o sinal do Kick. Configure o Ratio médio, Attack Médio e Release Médio. Esse tipo de compressão vai reduzir o ganho do bass quando o kick aparece, deixando-o mais presente.

Diminuindo a dinâmica dos vocais

No caso dos vocais, os compressores são utilizados para dosar os picos da voz, e dar um ganho nas partes mais baixas da linha de vocal. Coloque dois compressores em seu canal de vocal, um após o outro. O primeiro terá um Ratio baixo, Attack lento e Release lento, soando mais natural. O segundo com ratio mais elevado, Attack rápido e Release Médio que irá entregar uma maior pressão ao som.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025