Acessível: adjetivo de dois gêneros. A que se pode ter acesso; a que se tem acesso; fácil de atingir. Que se pode comprar, obter ou possuir; de valor razoável.
Quando alguém fala sobre tornar (ainda) mais fácil tanto a discotecagem quanto a produção, eu retruco com outra pergunta: não estamos em um patamar onde ambas já se encontram super acessíveis? Pensa comigo: se você for até o Youtube e digitar como ser um DJ, uma enxurrada de vídeos longos e curtos aparecerão, onde muitas vezes o conceito e mecânica de como se discotecar é ensinado de forma errônea, sempre com a desculpa de que a tecnologia está aí para ser usada e abusada.
De fato, quem não utiliza dos benefícios da tecnologia fica para trás, mas é certo ensinar alguém discotecar utilizando recursos como Sync e Phase Meter? Aliás, a discotecagem vai muito além de simplesmente colar duas músicas em um mesmo BPM, que nada mais é do que o mínimo que um aspirante a DJ pode executar.
Como se não bastasse, a tecnologia empregada em disc players possibilita mixar faixas sem usar o ouvido, principal ferramenta que um DJ tem. Mas a Internet te alimenta de muito mais informação. Agora vivemos a era dos cursos online, onde uma gama de profissionais gabaritados disponibilizam cursos super completos e didáticos onde de fato ensinam o verdadeiro papel de um DJ, a exemplo Jayboo, um dos melhores professores de discotecagem online que o Brasil tem.
Você não tem Toca Discos, CDJ e mixer? Não tem problema, hoje também vivemos a era das controladoras, um aparelho projetado para única e simplesmente maximizar os lucros das grandes fabricantes de equipamentos voltados ao nosso universo. Sim, esses brinquedos possibilitam que muita gente possa ter um “equipamento” em casa, só que esse tipo de ferramenta está longe de proporcionar uma condição ideal de como um DJ trabalha em uma pista, tanto que não é raro exemplos de Bedroom DJs floparem pistas por conta da falta de experiência em cima de um real equipamento de DJ como mixers e CDJs.
Não tem dinheiro para uma controladora? Também dá pra ser DJ, basta baixar de forma pirata algum software de mixagem como o Traktor. Pirata? Claro, se nem a controladora tá rolando, imagina comprar um software para discotecagem, não é mesmo? Sim, com um mouse e um teclado você pode tocar e gravar quantas horas quiser de música mixada, e o melhor, você nem precisa mixar, basta clicar no infamo sync e postar o resultado no Soundcloud ou Mixcloud como mais um podcast gravado.
Com isso, eu te pergunto: a discotecagem precisa ser mais acessível ou ser melhor ensinada?
Com o universo da produção musical acontece o mesmo. Primeiro que nenhum de nós, DJs e afins, somos produtores de música, nós somos compositores e gravamos nossas próprias composições, o termo produtor musical é empregado de forma errada no universo da club music. Produtor musical é o técnico de uma banda, o cara que está presente em todos os processos de gravação de uma ou mais músicas, o cara que vai dando o caminho de como os músicos e profissionais do áudio ali presentes devem seguir. Então, meu amigo, tenha isso em mente, você não é um produtor musical, você é um compositor/arranjador de loops que se auto-grava.
Se voltarmos umas décadas para trás, só era produtor musical quem nascia nesse meio, ainda mais se tratando de Brasil onde tudo é 10x mais caro e difícil. Ter um espaço físico preparado para gravações e pós-gravações, possuir uma gama de equipamentos que suprem todos os estágios da manufatura, contratar profissionais e claro, ter uma cartela de clientes para custear e manter tudo isso. Hoje? Um computador. Sim, com um computador, Macintosh ou Windows, você possui tudo isso, e se quiser, pode possuir tudo isso de graça, com a boa e velha pirataria.
DAW ou Digital WorkStation é o nome dado ao software que concentra todas as ferramentas que um produtor musical necessita para executar gravações, mixagens e masterizações. Sem precisar entender muito sobre workflow, sobre inputs e outputs ou conversões, o programa faz todas as ligações de forma automática para você, uma puta mão na roda e um caminho sem volta.
Conhecimento também não é difícil de se achar pela internet, acredito que tenha até mais informação sobre processos de criação musical do que discotecagem, já que em sua grande parte a teoria se faz necessária, diferente da discotecagem que não tem muito segredo. Novamente muitos conceitos confusos e duvidosos podem ser encontrados, porém há profissionais altamente capacitados como André Salata, que mantém uma comunidade de áudio onde os participantes podem encontrar tudo sobre esse universo de uma forma excepcionalmente explicada.
Mas e os músicos? Também não precisa. Existem lojas especializadas que vendem samples das mais diversas formas, pré-gravações já prontinhas para serem usadas. Prontas mesmo, em alguns casos nem mixar se faz necessário, basta encaixar o sample no seu arranjo, como uma peça de Lego.
Quanto a equipamentos, nem encane, a própria DAW te fornece literalmente tudo o que você precisa quando o assunto é equalizadores, compressores, reverbs, delays etc. Literalmente tudo. E mesmo assim, se você não se der por vencido com tudo o que esses softwares oferecem, você pode comprar plugins externos que emulam o real deal, desde mesas de som até microfones. Sim, é possível comprar um software que trará uma qualidade muito aproximada como se ele tivesse sido gravado com um microfone que os Beatles usaram no Abbey Road. Parece coisa de ficção científica, mas não é.
Então meus amigos, eu pergunto novamente: a produção musical precisa ser mais acessível ou ser melhor ensinada?
E assim, com tudo isso possível de se ter em mãos, o argumento de que você não pode ou não consegue ser um DJ ou produtor musical é uma mera falácia. Lembre-se que você não precisa que as coisas sejam mais fáceis, você precisa querer do fundo do seu coração para ser o que você quer ser, e isso ninguém pode fazer por você.
A música conecta.