Me lembro muito bem a primeira vez em que ouvi Another Earth, do Tale Of Us. A faixa foi tocada por Seth Troxler, no Garden do Warung Beach Club, em 2013. Foi uma avalanche na pista de dança. Depois dessa vez, ela apareceu religiosamente em todas as noites de Techno que eu fui por um tempo. Dá pra entender o motivo. Era diferente, agoniante, surpreendente, vigorosa… um mix de elementos expressivos com uma melodia dramática que poderia beirar o exagero, mas funcionava toda vez.
Falo de Another Earth porque acredito que, pra mim (e pra muita gente) essa faixa traduz os primeiros contatos do que depois viria a ser o meteórico Techno Melódico. E coloca meteórico nisso! De lá pra cá, o estilo atingiu um patamar surreal no cenário, colocando as melodias profundas em praticamente todas as pistas de dança do mundo de alguma forma, despontando novos artistas no circuito e transformando gravadoras em marcas grandiosas.
Digo mais! Poucos anos após a sua explosão, essas linhas melódicas cresceram de tal forma que atingiram o House e também ganharam sua própria categoria nos sites especializados em compra de música. O Techno Melódico se tornou muito mais do que muita gente poderia imaginar e hoje é bem possível dizer que está entre os estilos mais consumidos pela grande massa a nível global e se tornou até mesmo um lifestyle.
Musicalmente, ele também sofreu suas mutações na mesma rapidez que pede o mundo contemporâneo que vivemos. O que era um conjunto de elementos fortes do Techno com recortes de melodias que rasgavam a composição, hoje é uma construção que tem nos arpejos melancólicos sua base mais forte. A gente resolveu trazer cinco faixas que são capazes de representar esse caminho percorrido através de criações icônicas, artistas consagrados, novas revelações e labels determinantes para colocar o estilo no topo do cenário. Vem ver!
Michael Gacioppo ft. Wayne Tennant – Creep (Tale Of Us & Vaal Remix) [Innervisions]
A gente já começa com a junção de dois dos maiores expoentes das linhas melódicas pelo mundo, a dupla italiana Tale Of Us e o imponente selo de Dixon e Âme. Lançada em 2014, essa faixa consegue traduzir muito do que dominou o estilo naqueles anos.
Recondite – Warg [Hotflush Recordings]
Outro grande mestre das melodias sombrias e melancólicas, Recondite emplacou dezenas de criações nas pistas de dança e esta é definitivamente uma das mais fortes e memoráveis de sua carreira.
Mathame ft. Lyke – Nothing Around Us [Afterlife]
Fato é que muita coisa – ou tudo mesmo – mudou no cenário do Techno Melódico com o surgimento do label Afterlife. O selo do Tale Of Us dita tendências, emplaca novos talentos, reforça grandes ícones, lança hit atrás de hit e leva consigo uma legião de fãs fervorosos pelo mundo.
Monolink – Return To Oz (ARTBAT Remix) [Embassy One]
Está aqui um excelente exemplo de uma combinação perfeita dentro do estilo. A imponência do bassline, a linha atmosférica, com melodias séries, mas um respiro daqueles em um break longo e suave, com um belo vocal. Quem acompanha Techno Melódico e não conhece Return To Oz vive em outro planeta.
Angelov – Retrida [Diynamic]
Um dos grandes destaques dos últimos anos juntamente com uma das gravadoras que também encabeça o estilo. Retrida tem se mantido entre as faixas highlights mesmo durante a pandemia e pode definir bem o momento sonoro vivido dentro da vertente.
A música conecta.