Sim, here we go again em mais um tema que pode gerar horas e horas – senão dias – de longas e acaloradas discussões sobre qual marca é melhor, qual modelo tem melhor resposta de frequência e todos esses pontos que todo mundo adora discutir sobre, inclusive esse que vos escreve.
Uma coisa é fato: todo e qualquer reprodutor sonoro serve, sim, para fazer música. Sim, serve. Inclusive as caixinhas de som que vieram embutidas no seu notebook. Lembrem-se que eu estou me referindo a FAZER música, compor, colocar suas ideias que estão na sua mente para dentro do DAW e fazer ele reproduzir isso. Ok?Agora, quando o assunto é MIXAR músicas, o discurso muda.
Em uma situação ideal, fones de ouvidos não são recomendados para o trabalho de mixagem como fonte de referência única ou principal, mascaramento de frequências e de plano sonoro podem ocorrer, afinal de contas, eu aposto com você que em nenhum club ou festa o sistema de som estava nas laterais e sim sempre na sua frente, não é mesmo? O engenharia por trás dos fones funciona sim e muito, mas como qualquer equipamento, tem suas vantagens e suas desvantagens
Foi pensando nisso que o Music Tech resolveu listar cinco fones de ouvido que cumprem o que promete, simples assim. Nem todos têm o espaço ou financeiro para ter um estúdio ou até mesmo um par de monitores, e aí a gente volta no que eu disse ali no primeiro parágrafo, todo e qualquer reprodutor sonoro serve para se fazer música, desde que você aprenda a lidar com suas vantagens e desvantagens. Bora?
Sennheiser HD-206
Se você está procurando um par de fones de ouvido baratos para o uso diário em estúdio, precisa dar uma olhada no Sennheiser HD-206. Com o respeitado nome Sennheiser na faixa de cabeça, os HD-206 extremamente resistentes, duráveis e são confortáveis de usar por longos períodos.
Sony MDR-7506
A série Sony MDR existe há anos e tem um sólido pedigree de estúdio, comprovado por décadas de uso diário nos setores de gravação e transmissão em todo o mundo. A encarnação atual, o MDR-7506 é uma combinação brilhante de conforto, praticidade e valor.
Sennheiser HD 25
Outro favorito dos estúdios de longa data. Os HD-25 são aclamados pelos profissionais por sua capacidade de lidar com altos níveis de pressão sonora e oferecer excelente reprodução de som. O fone oferece um som potente e preciso em um pacote leve, porém robusto.
Audio-Technica ATH-M50x
O M50x é um modelo popular em todo o mundo do áudio, competindo diretamente com Beyerdynamic e AKG. São confortáveis, dobram-se nos locais certos e são relativamente leves (285g).
AKG K240 MKII
Os fones de ouvido over-ear K240 MKII são padrão de longa data nos estúdios, em orquestras e em palcos ao redor do mundo. O design semiaberto fornece a leveza de fones de ouvido abertos com a resposta poderosa a graves comuns a designs fechados.
A música conecta.