Skip to content
A música conecta

Who? 3ilha

Por Lau Ferreira em Who? 08.06.2021

Das perdas trágicas e limitações geradas pela pandemia, surgem lacunas que possibilitam reflexões importantes. Com tempo de sobra que até março de 2020 era inimaginável, a criatividade aflora, atenta às novas oportunidades. Foi assim que nasceu o 3ilha.

Amigos de longa data, os DJs e produtores de Brasília Gustavo Fk, Kaká Guimarães (que também é produtor e ativista cultural) e Pedro Verano (que também é pianista) trocavam mensagens num período assustador e cheio de incertezas. Até que, das trevas, surgiu uma luz: em abril do ano passado, o que começou com uma simples proposta de collab converteu-se na formação de um trio, e começaram as primeiras produções.

Na última sexta-feira (4), 14 meses depois do processo de incubação, o 3ilha estreia oficialmente com o lançamento de Canto de Clara, pela Tree Sixty One (gravadora fundada por Fk, e que hoje tem Verano e o espanhol Guto Fernandez como sócios). A faixa chega inicialmente no Spotify e pelo Traxsource, e a partir do dia 18, estará disponível nas outras plataformas.

Canto de Clara é uma recriação houseira de Canto das 3 Raças, de 1976; uma composição de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro que ganhou fama na voz de Clara Nunes — cantora e compositora mineira, esposa de Pinheiro, que lamentavelmente morreu aos 40 anos de parada cardíaca, em decorrência de uma reação alérgica a um componente do anestésico utilizado em uma simples cirurgia de varizes, no Rio de Janeiro.

Com o sample da eterna voz de Clara, o 3ilha mostra de cara seu principal campo de atuação: resgatar pérolas preciosas da música brasileira — neste caso, um sucesso de sua época, mas que hoje é pouco conhecido —, trazendo-as em um contexto eletrônico, elegante e contemporâneo. Com isso, através de belas produções, tocantes e dançantes, rendem as devidas homenagens aos artistas geniais do nosso país, que acabaram sendo esquecidos ou desvalorizados.

Além disso, como sugere o nome do grupo (3ilha, um trocadilho com “trilha”, mas que também homenageia Brasília, a famosa ilha do Centro-Oeste), também estão na esteira lançamentos que fazem alusão a trilhas sonoras de clássicos do cinema. Segundo o trio, podemos esperar por uma sequência boa de músicas daqui pra frente. Que venham!

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025