Skip to content
A música conecta

Gabriel Evoke entra no top 100 artistas de Minimal/Deep Tech do Beatstats

Por Marllon Eduardo Gauche em Notícias 13.09.2021

A lista é longa, mas o orgulho é tão grande quanto. O Minimal ainda é um estilo muito mais forte na Europa do que em terras brasileiras, mas hoje podemos dizer que temos um ótimo representante do estilo por aqui: Gabriel Evoke. Após um trabalho sólido e consistente nos últimos meses, o artista acaba de figurar na lista dos artistas Top 100 da categoria Minimal/Deep Tech dos últimos 12 meses, no momento aparecendo em #98, de acordo com o Beatstats, plataforma de estatísticas que gera rankings a partir do Beatport.

O feito aconteceu pelas ótimas performances recentes de Evoke, que lançou diversos EPs e emplacou alguns deles nos charts do Beatport — com destaque para seu último, Pitcha, pela AVOTRE, que chegou a alcançar a posição #8 nos releases de Minimal/Deep Tech, além das posições #45 e #52 com as faixas Way You Love e Escape, respectivamente.

“Eu tinha colocado como um dos meus objetivos para esse ano entrar nesse Top 100, acreditei que levaria mais tempo, mas cá estamos. Esse ranking é importante, pois é uma referência para labels acompanharem quem vem desempenhando um bom trabalho no mercado. Aliás, gravadoras, além de música boa, buscam artistas que vendem”, reforça Evoke, expondo seu know-how de mercado.

Ele adiciona que, para atingir esse objetivo, vem trabalhando há um bom tempo com consistência, buscando assinar com gravadoras relevantes que desempenham um bom trabalho. “A maioria dos meus releases tem recebido suporte do Beatport e atingido os charts da plataforma. Ou seja, é uma construção e soma de fatores que vão te colocando em evidência e despertando a atenção do público. Eu sempre foquei minha música em nível global, não apenas no Brasil, e vejo que o apoio tem vindo de todos os cantos”, destaca.

Além de Pitcha, outros releases que alcançaram boas posições no Beatport foram o EP Justice pela Slightly Sizzled White e o EP Never Seen It Before, pela Distance, ajudando a posicionar o artista no Top 100 de uma lista que é encabeçada por Dimmish, seguido por Sidney Charles, Rossi, Djoko e Wheats — Evoke é o único brasileiro nela. 

Vale pontuar que o Beatstats é atualizado diariamente com base em todos os charts do Beatport. Quem está com uma música em primeiro lugar dentro de algum Top 100 da plataforma, recebe 100 pontos; o que está em segundo, recebe 99; o terceiro, 98; e assim, sucessivamente, até a centésima posição, que recebe um ponto. 

Será que veremos Gabriel Evoke subir mais alguma posições dentro do ranking? Chances existem, já que pela frente o artista tem mais alguns lançamentos importantes, como a faixa Polaris, que sairá pelo VA de um ano da sua Namata Records, outro EP exclusivo um pouco mais adiante, além de voltar à Slightly Sizzled White — label onde bateu o Top #9 do Main Chart de Minimal/Deep Tech do Beatport no ano passado com a track Justice — e um outro release pela renomada TBX Records.

“Os meus principais lançamentos do ano começaram agora pela AVOTRE, inclusive, estou bem feliz que figuro no top 5 artistas mais relevantes da gravadora também, então acredito que eu tenha possibilidade de fechar 2021 ainda mais bem posicionado. Vou continuar focado e dando o meu melhor para ver até onde posso chegar”, conclui.

Em breve, Evoke também estreia pela D-EDGE Records e lança um remix da faixa Blue Book, de Aninha — essa, porém, categorizada como Deep House e não sendo considerada para o mesmo top 100, mas vale conferir assim que sair, no dia 17.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025