Skip to content
A música conecta

Iconic | N-Joi – Anthem [RCA]

TAGS: N-Joi
Por Caio Stanccione em Iconic 16.12.2021

Saudações, meus caros amigos! Caio Stanccione aqui quem vos escreve nesta belíssima quinta-feira de Iconic, trazendo o que há de melhor e mais valioso quando o assunto é a nossa querida música de ontem. A coluna Iconic dispensa apresentações, mas caso você seja novo por aqui, esteja ciente que é nela onde vamos explorar os grandes hits que a club music tem, sejam eles de um passado distante ou não. Shall we?

Virada da década de 80 para a década de 90 na Inglaterra, um período de extrema riqueza e rebeldia cultural. Claro que a música não ficaria de fora disso, a exemplo o hi-NRG, uma espécie de movimento paralelo ao Acid House que rolou em Chicago é um bom exemplo, onde basslines rápidos e repetitivos aliados a samples da era Disco eram a grande alma do negócio. Foi nessa intensidade que o Acid House tem que os brits endoidaram e uma enorme onda de artistas surgiu, como o duo formado em 1989 por Mark Franklin e Nigel Champion aka N-Joi.

Não demorou para que Mark e Nigel atingissem grande sucesso e em 1990, o que viria ser a obra de maior expressão da dupla foi lançada. Anthem é uma faixa que retrata com mínimos detalhes o momento vivido pelos artistas e pistas da época, onde o os breaks – samples e não o estilo musical que viria a surgir – de bateria herdados da Soul e Disco eram somados a sintetizadores que não faziam questão de soarem completamente sintéticos. Além dessa combinação de extremos, outra característica que o som dessa época tinha e que foi herdado do momento oitentista, eram as divas como vocalistas. O fato curioso aqui é que o N-Joi contava com Saffronque viria ser a voz da banda Republica – como vocalista. 

Como de se esperar, Anthem atingiu altos patamares quando o assunto eram os charts. No UK Charts, a faixa ficou em número dois no chart de Dance Music e no de singles, a faixa alcançou a posição de número oito. Luxemburgo, Irlanda, Suécia e Bélgica também são países que ouviram a faixa com vontade no ano de lançamento, fazendo ela também figurar nos charts desses países. O ponto alto pro N-Joi foi a participação deles no TOTP – Top Of The Pops -, progama da BBC que era uma espécie de certificado para o sucesso da época. 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025