Skip to content
A música conecta

Larry Heard ou Mr. Fingers: a influência musical que atravessa décadas

Por Isabela Junqueira em Storytelling 16.12.2021

Escrever sobre nossos heróis é difícil. Descrever o trabalho, colocar em palavras… é como se os caracteres não dessem conta de transmitir toda a grandeza — até que algo nos conduz inevitavelmente ao ato. E assim me pego redigindo sobre o rosto que estampa a força motriz que gerou o Deep House. Não contente, ele também é indicado como um dos arquitetos do Acid House.

Larry Heard trocou a bateria pelo Roland-707 ali pela metade da década de 80 para trilhar caminho no Chicago House — provavelmente sem imaginar o talento natural para fazer músicas que atravessaram décadas, permanecendo influentes até a era digital.

Calibre, Kanye West, Molotov e The Blessed Madonna. O que esses nomes de variados gêneros musicais poderiam ter em comum? Simples: todos eles se respaldaram nas sonoridades de Heard para dar vida a outras criações.

A arte de samplear surge a partir da escassez de recursos para produtores lá nos primórdios, mas com o tempo também ganha outras funções. Há quem goste, há quem não. Há quem aprove, há quem desaprove. Fato é que incontáveis músicas são mantidas na história através do uso de samples, seja pela utilização que permite a aplicação de uma nova roupagem, ou até mesmo como forma de homenagear (e apresentar) clássicos, que veem na ação uma forma de permear a contemporaneidade.

A partir da seleção de alguns exemplos, elucido abaixo como a influência de Larry Heard (seja através de Mr. Fingers ou suas outras nove alcunhas), atravessou gerações influenciando variados gêneros e potências musicais.

Mr. Fingers – Can You Feel It | Molotov – Here Comes the Mayo

Can You Feel It é um dos maiores hinos da House Music — e não à toa virou sample de (pasmem) 26 músicas. O destaque, no entanto, fica para a versão da banda mexicana de rapcore Molotov, em Here Comes the Mayo.

Mr. Fingers – Stars | Calibre – Cold Halo

Ao passo de dois anos e chegou a vez de um dos titãs do Drum’n’Bass usar amostras de Stars, que pelas mãos do produtor irlandês, virou Cold Halo.

Mr. Fingers – Mystery of love | Kanye West – Fade

Bem… o que escrever da composição de Ye em cima das linhas de baixo da lendária Mystery of Love? Me arrisco tranquilamente a dizer que é um dos samples mais bem utilizados da história da música — sem riscos de exagero. 

Kanye é amante de longa data da House Music. O gênio incompreendido aumenta os BPMs, dá aquela acrescida com o famoso 808 e como em um passe de mágica, transforma um hino em outro — em um clipe incrível estrelado por ninguém mais, ninguém menos que Teyana Taylor.

Mr. Fingers – The Sun Can’t Compare | Dua Lipa, The Blessed Madonna – Hallucinate (Club Future Nostalgia DJ Mix)

Por último, mas não menos importante, Dua Lipa e The Blessed Madonna se aprofundaram no trabalho de Heard para a confecção da versão Club do álbum Future Nostalgia

A faixa Hallucinate ganha duas versões: a primeira, um mix pelas próprias mãos de Mr. Fingers, e na segunda, o uso do sample de The Sun Can’t Compare dá novas roupagens à faixa pelas mãos de The Blessed Madonna e Paul Woolford.

Fato é que essa análise expõem a perenidade do trabalho de Larry Heard, revelando qualidades genuínas de uma lenda viva — que segue, por mais de três décadas, inspirando as mais variadas gerações e esferas da música mundial.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025