Não é segredo que a produção musical é uma das tarefas que mais exige desempenho de um desktop ou notebook. Porém, não são todos os produtores que estão dispostos, ou com condições financeiras para montar uma máquina ideal, e que infelizmente custa muito caro aqui no Brasil. Com a instabilidade econômica do país, e a variação do dólar, uma máquina com SSD de 512 GB – armazenamento de dados com velocidade de leitura ideal para produção musical -, processador octa-core e memória RAM de 16 GB, está na faixa de 8 mil reais.
Porém, não se desespere se você ainda não tem condições de custear uma máquina de alto desempenho para produção musical. Felizmente existem soluções para otimizar sua produtividade, mesmo com um computador que está abaixo das configurações ideais para produção musical. Trouxemos aqui três dicas (e mais uma bônus), para você aplicar no seu PC e no seu DAW, que vão melhorar a performance da sua produtividade.
Ajuste de prioridade no sistema
Uma dica aqui para melhorar o desempenho do PC sobre o DAW utilizado, é colocá-lo como prioridade. Se você utiliza o Windows, basta acionar o ALT + Ctrl + Del > Gerenciador de Tarefas, e selecionar a aba Detalhes. Na lista de aplicativos em execução, selecione o DAW e clique com o botão direito para definir prioridade alta. Assim, o seu PC vai direcionar o desempenho do sistema, priorizando seu software de produção musical.
Desative os aplicativos em segundo plano e atualizações do Windows
Faça com que seu PC se concentre apenas em sua música, e pare de fazer outras coisas em segundo plano. Acione o Menu Iniciar> Configurações> Privacidade, Selecione Aplicativos de fundo> Altere todos os aplicativos que você não deseja executar em segundo plano para Desligado.
Embora o Windows 10 execute atualizações programadas, você ainda não quer atualizá-lo quando estiver no meio de uma trilha. O mesmo é verdadeiro para seus aplicativos de terceiros. Portanto, desative as atualizações através do Menu Iniciar> Configurações > Atualização e segurança> Opções avançadas
Escolha como as atualizações são entregues> Deslize de ativado para desativado.
Interface de Audio
A interface de áudio, também chamada de placa de som, é um dispositivo de hardware que tem como principal função fazer as conversões AD e DA. Ou seja: ela transforma o sinal analógico (“A”) de um microfone/instrumento em sinal digital (“D”, portanto “Analógico para digital” ou “AD”) e o sinal digital que sai do computador em sinal analógico (“DA”). A placa de audio também é uma forte aliada para a otimização do trabalho do CPU, já que as conversões de áudio acontecerão externamente ao PC.
Bônus: Freeze / Flaten
Trabalhar com muitos canais, especialmente com uma cadeia gigante de processamento com Plugins e VSTs em cada um deles, naturalmente consome mais desempenho do seu CPU. Se você utiliza o Ableton, procure aplicar o Freeze / Flaten nos canais que você já tiver finalizado os ajustes, assim, você alivia o processamento do seu PC.
A música conecta.