Skip to content
A música conecta

Top 5 | 5 clássicos do House com a assinatura de Nova Iorque

Por Ágatha Prado em Top 5 Alataj 08.04.2022

Nem só em Chicago brilha a House Music americana. Aliás, a diversidade de grooves que a House Music proporciona, justamente vem de suas confluências regionais que marcam as características de sua trajetória. Se temos Chicago, também temos Detroit (sim, nem só de Techno é feito Detroit), e sobretudo, temos a representatividade da cidade de Nova York nessa história. Com raízes mais próximas do Soul e do R&B, a House Music nova iorquina tem seu charme especial, trazendo uma profundidade um pouco mais distante do futurismo de Chicago e Detroit, porém com uma atenção por vezes mais forte aos vocais e às batidas 

Masters At Work – When You Touch Me feat. India [Cutting Records]

Não há como falar do House de Nova York sem citarmos as estrelas do estilo na região. Masters At Work, o duo formado por Kenny Dope e Louie Vega, é o sinônimo do crescimento e da pulverização dos grooves da House em um formato que se tornou característico e seminal. Acordes de piano, batidas que incorporam percussões cosmopolitas e vocais que conferem suavidade sem perder o pique enérgico. When You Touch Me é um exemplo clássico dessa elegância.

The Todd Terry  Project – Weekend [Fresh Records]

Se de um lado do trono temos Masters At Work, do outro lado igualmente coroado, temos Todd Terry. O artista se tornou o ícone que é, justamente por levar ao mundo a identidade do House nova iorquino, desde seus primeiros lançamentos pela Fresh Records em 1988. Trazendo a força dos vocais que pegam na alma, Weekend é um clássico imortal do artista que atravessa três décadas nas pistas de dança.

Metro – Guardian Angel, from Journey Thru N.Y. [Republic Records] 

Um pouco mais sérios e minimalistas, mas nem por isso, menos carregados de groove. O Metro, formado pelos irmãos Ronald e Rheji Burrell, explorou as nuances típicas do N.Y House dentro do EP de nome sugestivo, Journey Thru NY Underground – que foi lançado pela Republic Records, em 1990 -, apresentando entre as seis faixas do disco, a clássica Guardian Angel. 

David Morales – Needin’ U

David Morales é um nova iorquino de carteirinha (apesar de nascido em Porto Rico) e foi uma das peças fundamentais na popularização do estilo na cidade, sobretudo por sua residência na icônica Paradise Garage ao lado do lendário Larry Levan – graças ao clube, a House Music teve o grande impulso para pulverizar a característica típica de NY. E não bastando David por si só já ser um clássico, Needin’ U vem para reforçar a estética única do estilo, o qual Morales levou para brilhar em Ibiza.

NY’s Finest – Do You Feel Me  [Bassline Records, 1993]

Outra lenda do House de Nova York, Victor Simonelli (mais conhecido pelo projeto NY’s Finest) pegou o gancho de piano aqui de Moment Of My Life do Inner Life e combinou com bateria oscilante típica da maioria das sonoridades do House dos anos 90 de Nova York e Nova Jersey. Esse ritmo também iria definir, posteriormente, a nova era do Garage britânico.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025