Quem nunca balançou o corpinho ao som de Flashdance…What a Feeling? Arrisco dizer que grande parte das pessoas já se emocionou ao ouvir os primeiros acordes desse hino, e isso pode incluir pessoas das mais diversas gerações. Irene Cara foi a responsável por dar vida à essa canção histórica, que embalou o filme musical homônimo em 1983, se estendeu para as discotecas e permanece até hoje mais viva do que nunca, nas rádios, nos remixes e nas mais variadas versões. Irene Cara nos deixou na última semana, porém seu legado permanecerá tão vivo e latente, quanto o sucesso criado por ela.
Bom, a história dessa faixa começa no início da década de 80, quando o mago dos sintetizadores e trilha sonoras, Giorgio Moroder (você já deve ter notado que ele está em todas, né?), havia desenvolvido uma faixa ao lado de Joe Esposito. Porém, a Paramount Pictures – produtora do filme Flashdance – pediu que Moroder refizesse a faixa com uma artista feminina na voz, já que o tema guiaria a protagonista Alex Owens – interpretada por Jennifer Beals.
Foi então que Irene entra no jogo. A artista já havia estrelado dois hits para o filme Fame, o que a tornou conhecida no mundo inteiro, pela canção homônima e qual ficou em quarto lugar da Billboard por várias semanas. Na sequência à convite de Giorgio Moroder, Irene Cara atuou como ela mesma no filme D.C. Cab, sobre um grupo de amigos que eram motoristas de táxi, estrelando Mr T. como um fã obsessivo de Irene, a ponto transformar o porta-malas do táxi num santuário para ela. Logo, o convite para compor em conjunto Flashdance…What A Feeling, foi algo natural.
Ao lado de Keith Forsey, Irene compôs a faixa enquanto dirigia o carro a caminho do estúdio em Nova Iorque. De início, Cara admitiu que relutou em trabalhar para Giorgio Moroder, com receio de que as pessoas estabelecessem comparações entre ela e Donna Summer, com quem Giorgio havia trabalhado até então. Porém, felizmente nossa diva aceitou e o resultado foi uma das maiores canções da história do cinema, e da música pop internacional, rendendo à Irene o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina de 1984.
Além de atingir a primeira posição na tabela musical da Billboard no Hot 100, Flashdance…What a Feeling tornou-se o único single número 1 de Cara, ganhando um disco de platina em 1983. A faixa foi premiada com o Oscar de Melhor Canção Original o Globo de Ouro de Melhor Canção Original em 1984.
Irene Cara e Flashdance…What a Feeling, criadora e criação igualmente icônicas para além das gerações.
A música conecta.