por Carol Carlos
RUSKAR e seu compromisso com a autenticidade é o que destaca seu trabalho como DJ e produtor de Afro house em uma paixão que foi construída. Após concluir sua formação na Anhembi Morumbi e ingressar na comunidade de alunos de Andre Salata, com mentoria de Mezomo, o artista optou por direcionar seu foco para as raízes culturais do Afro house. Seu primeiro lançamento de destaque nesse gênero foi o EP Amazônia pela Sol Selectas, enquanto a faixa Resistência recebeu suporte de nomes como D-Nox, Eli Iwasa, Meca, Sabo, Goldcap e Djuma SoundSystem, sendo tocada em sets ao redor do mundo, dos Estados Unidos e México à Coreia do Sul e Japão.
Após conquistar reconhecimento na Sol Selectas e receber apoio de Mezomo, RUSKAR foi convidado a lançar pela gravadora iZiKi, liderada por Djuma SoundSystem. A oportunidade deu frutos ao seu último EP, Lightning, lançado no dia 10; além de abrir portas para futuras colaborações, incluindo remixes de próximos lançamentos e a oportunidade de gravar um set para o radioshow de Djuma em Ibiza.
“A virada de 2021 para 2022 me mudou completamente. Acho que foi alguma coisa no universo que mexeu com meu interior e tudo aquilo que eu gostava antes de 2021 não fazia mais sentido, e cada vez mais me aprofundei na cultura em volta do Afro House. Sempre acreditei muito em energia, minha esposa também gosta dessas coisas, e aos poucos venho conhecendo mais desse mundo mais sensorial, que envolve energia, boas vibrações, nossa aura como pessoa. Como em 2022 eu me encontrei nesse gênero musical e sua cultura, foi um ano em que fiz mais músicas desde quando comecei a produzir, porém foram o suportes e a aprovação das gravadoras que me fizeram acreditar ainda mais no que eu fazia, pois até então eu fazia música no meu estúdio para mim, não sabia se o mundo iria gostar, e esses suportes e aprovações das gravadoras, ainda mais de pessoas super experientes no mercado, foi o que me motivou ainda mais a seguir nesse caminho. Uma vez que isso começou a acontecer em sequência, outros convites e portas foram se abrindo e é esse momento que estou vivendo agora”, compartilha Ruskar.
Uma maneira que o produtor se conecta profundamente com o seu trabalho é através de sua playlist no Spotify. Semanalmente, ele atualiza essa lista com faixas que o influenciam de maneira profunda, aquelas que ele ouve em seu dia a dia e que servem como alicerce para sua própria criação. Ele se refere a essa playlist como seu “ouro” musical, um lugar especial onde suas influências se entrelaçam com sua expressão artística. Por lá, por exemplo, você encontra nomes como DJ Chus, Sabo e Simone Vitullo.
A música conecta.