A televisão sempre funcionou como uma das maiores plataformas de difusão cultural no Brasil, e é sabido que as novelas ocupam papel central nesse processo. Quando uma faixa é inserida em uma trilha sonora, ela deixa de habitar o circuito restrito ao seu nicho e passa a integrar a memória afetiva da população, vinculada a personagens, cenas e momentos que se transformam em referências dentro do imaginário popular
O impacto é ainda maior porque essas músicas ganham reconhecimento em massa e são impulsionadas pela repetição constante dentro da trama, o que lhes confere novos níveis de importância e alcance. A partir daí, passam a reverberar em rádios, plataformas e até pistas diversas. Inserir a música eletrônica nesse contexto, historicamente dominado por estilos como Pop e MPB, carrega a importância de afirmar e expandir a presença do gênero e do seu movimento no nosso país, projetando-o também para pessoas que talvez nunca tivessem tido contato direto com essa sonoridade, além de reforçar sua relevância dentro do panorama cultural.
Para ilustrar essa trajetória, o Alataj reuniu seis faixas de música eletrônica que marcaram presença em trilhas de novelas da TV brasileira, registrando momentos em que o estilo se conectou a narrativas que ajudaram a escrever capítulos importantes da relação entre o gênero e a cultura popular no país.
Depeche Mode – Strangelove | Bebê a Bordo (1988)
Lançada em 1987 no álbum Music for the Masses, Strangelove é um dos grandes clássicos do Depeche Mode, marcada por sintetizadores densos e a interpretação de Dave Gahan. No ano seguinte, foi escolhida para embalar o tema geral da novela Bebê a Bordo, que era transmitida às 19h. Por meio da trama, a faixa ajudou a conectar o público brasileiro com um gênero ainda pouco explorado no país, o Synthpop.
La Bouche – Be My Lover | A Próxima Vítima (1995)
No auge da Eurodance, Be My Lover virou um hit global que refletia o espírito das pistas nos anos 90. Em A Próxima Vítima, a faixa apareceu como parte da trilha internacional da novela, trazendo para o horário nobre brasileiro da televisão a energia que dominava clubes e rádios mundo afora.
Groove Armada – My Friend | O Clone (2001)
Lançada no álbum Goodbye Country (Hello Nightclub), My Friend se tornou uma das faixas mais conhecidas do Groove Armada, combinando sintetizadores a elementos do Downtempo. Na novela O Clone, foi escolhida como tema da boate Nefertiti, cenário que focava na vida noturna dos personagens.
Cosmonautics Remix – Só Tinha de Ser com Você | O Beijo do Vampiro (2002)
Originalmente composta por Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, a faixa ganhou uma nova roupagem no remix assinado por DJ Patife, com vocais de Fernanda Porto e participações de DJ Marky e Esom. A versão que une Drum ’n’ Bass à música brasileira foi incluída na coletânea Vampiromania, álbum lançado com a trilha sonora da novela O Beijo do Vampiro, que ajudou a projetar o gênero para um público mais amplo.
Massive Attack – Angel | Verdades Secretas (2015)
Lançada em 1998 no álbum Mezzanine, Angel é uma faixa que carrega uma construção lenta e carregada de tensão. Não à toa, foi escolhida como abertura de Verdades Secretas, novela das 23h que explorava os bastidores obscuros do mundo da moda. A energia da track representava um vínculo entre a narrativa e a personagem principal, Angel, reforçando o enigma da trama. Concomitantemente, apresentava ao público um dos maiores representantes do Trip Hop mundial em TV aberta.
Technotronic – Pump Up the Jam | Verão 90 (2019)
Pump Up the Jam é um dos maiores clássicos da dance music, misturando elementos do House com vocais que a transformaram em um hino das pistas no final dos anos 80 e início dos 90. Em Verão 90, novela exibida em 2019, a faixa foi escolhida como tema de abertura, representando sua ambientação nostálgica e situando o público ao clima da época. Ao recuperar esse marco da música eletrônica, a novela reintroduziu o hit a uma nova legião de ouvintes.