Skip to content
A música conecta

Doblado Records estreia com Dobs Vol. 1, compilação dedicada ao Dub

Por Marllon Eduardo Gauche em Notícias 20.08.2025

No último dia 08 de agosto, a Doblado Records fez sua estreia oficial como gravadora através da compilação Dobs Vol. 1, um VA que reúne oito faixas dedicadas ao universo do Dub e suas ramificações dentro da música eletrônica contemporânea. O disco apresenta artistas em diferentes estágios de carreira e propõe uma narrativa que explora tanto as tradições do gênero quanto suas possibilidades de expansão.

O Dub é um estilo que nasceu no fim dos anos 60, nos estúdios de Kingston (Jamaica), a partir do trabalho de produtores como King Tubby e Lee “Scratch” Perry. A proposta original era pegar as faixas de reggae, remover ou “isolar” elementos (como voz ou instrumentos secundários) e recriar a música focando em bateria e baixo, usando efeitos de estúdio para criar sons mais etéreos e com diferentes texturas.

Décadas depois, essa abordagem ganha novo fôlego no trabalho curatorial do headlabel Capetini, que vê no selo um espaço para resgatar e atualizar esse legado. “What is Dub? That is the question that drives us!”, resume a gravadora, reforçando a missão de ampliar vozes independentes e explorar os novos horizontes do gênero.

Dobs Vol. 1 abre com Vertical Dub, de Trajano, faixa que já define a espinha dorsal da proposta: baixo bem presente, bateria seca e aquela sensação característica de profundidade. Entre os destaques estão também Un Poquito Del Dub, de Ylia, e Drumhouse, de Natkondo — este último marcando um dos primeiros lançamentos da artista e apontado pela gravadora como uma das surpresas do projeto. O repertório inclui ainda duas faixas de dub techno, além das contribuições de Fortunato e do próprio Capetini, que encerra o disco com Desire To Dream.

O resultado final é a visão de seis artistas brasileiros que oferecem uma perspectiva plural sobre o Dub e expandem seus limites conceituais. Cada faixa reflete a identidade em transformação dos produtores e reafirma o compromisso da Doblado em estimular a pesquisa, a experimentação e as novas narrativas dentro da cena. Ouça o VA completo abaixo:

A MÚSICA CONECTA 2012 2025