Skip to content
A música conecta

Catarse celebra três anos com edição especial na Sociedade 13 de Maio, em Curitiba, dia 11

Por Marllon Eduardo Gauche em Notícias 06.10.2025

A Catarse chega à sua nova edição no dia 11 de outubro com uma proposta que busca ir muito além de uma festa comum. O coletivo curitibano, que completa três anos de atividade, apresenta a Catarse. Dionisíaca na Sociedade 13 de Maio, trazendo Kabulom (BH), Capetini (RJ) e Paolla B (SP) como headliners, além de Gabriel Seraff e os residentes Nostalgic e Tissu para mais um encontro que mistura música eletrônica, artes visuais e um clima de acolhimento. A ideia é criar um espaço onde as pessoas possam se desprender dos padrões rígidos do dia a dia e viver algo mais autêntico.

Desde 2022, a Catarse funciona como uma válvula de escape coletiva. Não é só sobre música, embora ela seja central, mas sobre reunir arte, moda, cenografia e design para criar uma atmosfera onde cada um pode ser quem realmente é. Ana Paula Lourenço, Lucas S. Novaes e Renato Albino Pacheco Jr., nomes à frente da iniciativa, foram mais a fundo no conceito. “Vivemos em uma sociedade moldada por padrões quadrados. A música eletrônica, em sua base rítmica, muitas vezes também se organiza nessas estruturas. Mas conforme as tracks evoluem, surgem construções menos definidas, carregadas de emoções. Assim como no interior dessas faixas, temos muito mais dentro da gente do que nossa versão moldada às vezes revela”, explicam.

A curadoria desta edição segue a linha colaborativa que marca o coletivo, com cenografia assinada pela Dunna que explora o tema dionisíaco sem cair no literal. O lineup reúne artistas de diferentes estados em uma jornada pensada para misturar referências nostálgicas do flower power, disco e clubber dos anos 90 com sonoridades contemporâneas. “A Catarse quer ser a pista onde esse ‘eu’ não quadrado pode transbordar”, complementa o time. 

A estrutura desta edição contará com soundsystem de 12 subs assinada pela Albini Sonorização — um upgrade em relação à edição de um ano atrás na 13 de maio, que já havia sido elogiada —, performances na pista e de dança, além de nove expositores distribuídos entre a área interna e externa com arte, tabacaria, vestuário e live painting. A experiência gastronômica fica por conta dos drinks da Bacco, chopp Maniacs, hambúrgueres e doces terpenados, além de opções veganas pela Cozinha Chaminé.

Ao longo desses três anos, a Catarse já trouxe nomes como Zopelar, Cauana, Carrot Green, Benjamim Sallum, Kauan Marco e Agrabah, sempre priorizando a diversidade e fugindo da mesmice. “A colaboração sempre ativa com coletivos e artistas bastante diversos entre si foi crucial para escaparmos de promover uma ‘panela'”, destacam. O coletivo já ocupou espaços importantes em Curitiba e Florianópolis, mantendo o foco na qualidade da experiência e na acessibilidade. A festa do dia 11 representa mais um capítulo dessa jornada, onde a pista se transforma em território de libertação e o público é convidado a viver algo transformador.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos através deste link.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025