Skip to content
A música conecta

Abrindo 2026, Banana Gold Records lança EP com Mary Olivetti e Maria Luma

Por Marllon Eduardo Gauche em Notícias 09.02.2026

Mary Olivetti e Maria Luma lançaram na sexta-feira (06) Ensalada de Verano pela Banana Gold Records, colaboração que une duas artistas brasileiras residentes no exterior em um trabalho que evoca jardins brasileiros através de grooves quentes e texturas nostálgicas. O EP inclui a faixa original produzida por Mary Olivetti em Amsterdam, com letras e vocais de Maria Luma, baseada na França, além de remixes assinados por Beno & Pedro Botafogo e uma versão “Mirage” da própria Mary Olivetti.

A parceria nasceu de uma admiração mútua desenvolvida através das redes sociais. “Recebi uma mensagem da Maria Luma no meu inbox e começamos a conversar sobre construir algo juntas. Ela enviou algumas demos e me apaixonei por ‘Ensalada de Verano’ de cara, mesmo só com voz”, conta Mary. Para Maria Luma, o encontro teve um grande impacto emocional: “Quando ouvi a Mary pela primeira vez, senti uma nostalgia feliz de sol, jardim, pés descalços, conversa fiada, saudade de casa. Dali eu levei um tempo tomando coragem até propor a ideia pra ela. Pra minha surpresa e gratidão, ela topou ouvir um primeiro rascunho só com a voz e dali fomos criando um universo lindo, banhado de sol”, acrescenta Maria.

O processo criativo fluiu naturalmente entre as duas artistas. “Quando pronta, mandei pro Beno, tinha certeza de que aquela salada toda tinha cheiro de Banana Gold e alma de Rio de Janeiro. Ele adorou e seguimos com os remixes”, relembra Mary Olivetti sobre o desenvolvimento do EP. Para Maria Luma, a colaboração representa uma expansão sonora: “A Mary traz essa possibilidade de fazer a música brincar com as máquinas, me tirando do lugar de música tradicional brasileira e permitindo explorar outras sonoridades.”

O trabalho combina influências que vão de Céu e Kassin a Donald Fagen e o indie-pop brasileiro, traduzidas através de elementos como guitarras, sintetizadores, pads e sons de pássaros, tudo conectado com a voz e poesia de Maria Luma. “É uma volta ao pop ‘rosa-choque’. Me considero uma produtora de música sem gênero, sem limitações”, diz Mary Olivetti. Maria Luma define a inspiração central como “o quintal de sua mãe em Petrópolis”, buscando comunicar “leveza de um cotidiano familiar banal que vale ouro na memória de quem não faz mais parte dessa rotina.”

É exatamente esse tipo de projeto — que une brasilidade, experimentação e sensibilidade artística — que define o DNA da Banana Gold Records, label que construiu ao longo de 2025 um catálogo consistente que reflete sua missão de conectar artistas que exploram as fronteiras entre house, jazz, soul, funk e sonoridades brasileiras. 

A label está ativa desde 2023, período em que lançava exclusivamente pelo Bandcamp; em 2025, expandiu sua atuação e passou a ocupar as demais plataformas de vendas e streaming com uma média de dois lançamentos mensais. Neste período, recebeu nomes como Filipe Shock, Caio Gomes, T_Pazos, Mari Rossi, Bernardo Campos e Beranger, consolidando a proposta da gravadora como espaço para experimentação entre música eletrônica e cultura brasileira. “Gosto muito do que estão construindo, é algo novo e único no Brasil”, finaliza Mary Olivetti sobre a parceria com a label.

Se você ainda não conhecia o trabalho da gravadora, dê play em Ensalada de Verano e aproveite para explorar a até então curta, mas riquíssima discografia deste novo selo som assinatura brasileira.

A MÚSICA CONECTA 2012 2026