Skip to content
A música conecta

Alaplay 615 | Carlos do Complexo

Por Marllon Eduardo Gauche em Alaplay 18.03.2025

Foto de capa: Julia Pavin

Carlos do Complexo é uma figura essencial na cena eletrônica brasileira, um artista que transforma suas vivências pessoais e referências em produções repletas de peso e significado. Nascido e criado no Complexo do Engenho da Rainha, no Rio de Janeiro, ele carrega consigo a intensidade das ruas e insere isso em sua música de forma muito autêntica, transportando o ouvinte para um lugar singular e agressivo. Desde os primeiros passos na música, em 2015, quando foi precursor da agora popular estética trap/funk brasileira, CDC tem experimentado com elementos do trap, funk carioca, R&B, música africana e eletrônica de maneira ousada e provocativa, consolidando um estilo que foge de qualquer categorização mais superficial.

Seu trabalho é marcado por uma abordagem crua e visceral, na qual texturas dissonantes e sintetizadores propositalmente desafinados constroem um ambiente sonoro denso e enigmático. Após o lançamento de Shani em 2020, álbum o qual ele próprio define como “uma jornada mística”, e Torus no ano seguinte, Carlos seguiu expandindo sua estética com projetos ambiciosos como NTGM e NTGMX, que trouxeram novas perspectivas ao seu som e se aproximaram mais da música de pista. Essa evolução o levou para uma grande tour em 2024, passando por diversos países da Europa e várias cidades brasileiras, mostrando sua capacidade de dialogar com diferentes culturas e sonoridades.

Agora, na edição 615 do Alaplay, Carlos entrega um mix que sintetiza essa complexidade sonora com precisão. O set de 60 minutos reúne uma seleção musical que foge do convencional e serve também como um esquenta para o que devemos ver e ouvir em breve durante sua participação no Gop Tun Festival, que acontece daqui a um mês, nos dias 19 e 20 de abril. CDC é um artista mais do que necessário para os dias atuais. Play! 

A MÚSICA CONECTA 2012 2025