Skip to content
A música conecta

Case | Planet Rhythm

Por Marllon Eduardo Gauche em Case 30.06.2021

Fundada em 1994 por Glenn Wilson, a Planet Rhythm é uma das mais antigas e conceituadas gravadoras do mundo quando o assunto é Techno. Braço de uma loja de discos homônima em Estocolmo, na Suécia, o label (assim como a loja) ajudou a definir o caráter do que seria o som, o perfil e o estilo de vida da cena do estilo no país nos anos 90, revelando artistas como Adam Beyer, cujo primeiro lançamento solo — o EP Drum Codes 1, de 1995 — saiu pelo selo. Umek, Gaetek, Thomas Krome, Slobodan e Patrick Skoog foram outros nomes que participaram da construção da gravadora. 

Em 2005, a gerência mudou de mãos, e a Planet Rhythm mudou de nacionalidade, passando a ser administrada pelo holandês Triple Vision Music Group, de Marco Grijsen.

Planet Rhythm

Fundação | 1994

Sede | Roterdã, Holanda

Fundador | O britânico Glenn Wilson cresceu influenciado pela música eletrônica (sobretudo electro, Hip Hop e Breakdance) nos anos 80, inspirado por artistas e núcleos como Afrika Bambaataa e Zulu Nation.

O artista se mudou para a Suécia em 1992, onde acabou se transformando num dos pioneiros da cena Techno do país ao fundar a loja e gravadora Planet Rhythm. Retornou ao Reino Unido em 1995, onde abriu a Planet Rhythm UK, em que seguia apoiando os produtores suecos, mas também apostava em uma mistura mais global, de nomes como Umek, Gaetek, Andrei Morant, Jana Clemen, Headroom e Lars Klein.

Posteriormente, fundou outras gravadoras, como Punish Records, Compound e Heroes, tornando-se igualmente um player importante do cenário Techno britânico. 

Administrador | Marco Grijsen/Triple Vision Music Group, desde 2005. Originalmente fundado em 1994, em Roterdã, como uma loja de discos, passou a se especializar na produção, distribuição e lançamento de estilos como House, Techno, Drum’n’Bass e Dubstep. Atualmente, o grupo administra 25 gravadoras, como Moonshine Recordings, PRSPCT Recordings, Monte Cristo, De:tuned, Vision Recordings, A R T S e Fokuz Recordings — além da própria Planet Rhythm.

Perfil sonoro | Techno pesado, em suas mais variadas formas. Acid, raw, industrial, peak time…

Principais artistas | Adam Beyer, Matrixxmann, Luca Agneli, Re:Axis, Fanon Flowers, Radial, Exium, Yan Cook, Emmanuel, Giorgio Gigli, Oscar Mulero e Echologist. Os brasileiros Vinicius Honorio e KaioBarssalos também fazem parte do time — o primeiro, com oito EPs, desde 2019; o segundo, com dois singles (em 2020 e 2021), está prestes a lançar seu primeiro EP pelo imprint.

5 releases que adoramos 

KUSP – Warehaus

KaioBarssalos – Synergy

Vinicius Honorio, Orion – The Hour Glass

Yan Cook – LTD 20

Deas – Huta

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025