Hoje é dia mundial do rock, bebê! Sim, no dia 13 de julho homenageamos a vertente musical que revolucionou o comportamento social e cultural do mundo inteiro, na metade do século XX, e que apesar do avanço da tecnologia, seu legado continua latente entre as mais diversas gerações. Em 13 de julho de 1985, o Live Aid – um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos – reuniu mais de vinte artistas, entre Black Sabbath, Sting, U2 e Scorpions, com o objetivo de conscientizar o público em relação à miséria mundial. Durante o show, Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrado como Dia Mundial do Rock.
Celebrando a data, hoje selecionamos algumas curiosidades sobre a influência do Rock na Música Eletrônica, e especialmente, a influência que o estilo exerceu na formação musical de alguns dos big names do cenário eletrônico.
Mind Against
Antes de formarem o Mind Against, os irmãos Alessandro e Federico Fognini tocavam juntos em uma banda de rock no colégio, onde Alessandro era vocalista e Federico baterista. O duo foi especialmente influenciado pelo som do Boards of Canadá, quando conheceram as batidas eletrônicas em 2005. Porém, em uma entrevista ao Bali Clubbing, os irmãos reveleram que o Rock e o Indie são fortes influências para o projeto, até os dias de hoje.
Four Tet
Kieran Hebden, o Four Tet, antes de dar start ao projeto eletrônico mundialmente conhecido, integrava um trio de Post Rock chamado Fridge. Influenciados pelo Can, Neu! e Tortoise, eles chegaram a gravar quatro álbuns, evidenciando os riffs de peso executados por Kieran que era guitarrista da banda.
Daft Punk
Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, antes de formarem o Daft Punk, integravam ao lado de Laurent Brancowitz um trio de rock chamado Darlin’. Com referências no Rock alternativo e no Pós Punk, o trio gravou um único EP que recebeu uma crítica Dave Jennings, que classificou o trabalho como “daft punky thrash”. Bom, dái vocês podem entender de onde veio o nome da dupla mais quente da Dance Music. Outro ponto aqui, é que quando o Thomas e Guy-Manuel deixaram o Darlin’ e formaram o Daft Punk, Laurent Brancowitz seguiu com seus planos formando o Phoenix, um dos projetos lendários do Indie Rock da virada do milênio.
Red Axes
Para os israelenses, Dori Sadovnik e Niv Arzi, o Rock vem em primeiro lugar em suas produções como Red Axes. Mesmo o House e o Techno sendo bastante presentes, as referências no Pós Punk especialmente por Joy Division, traçaram as diretrizes sonoras do projeto desde quando a dupla fazia parte de uma banda anterior chamada Red Cotton.
Pink Floyd e a música eletrônica
O clássico álbum the Dark Side of the Moon, é um fator chave quando o assunto é o ponto de encontro do Rock com a música eletrônica. O álbum lançado em 1973, o álbum é carregado de elementos eletrônicos, com texturas sintetizadas, além de efeitos de reverb, double tracking, que mostravam que o Pink Floyd já estava à frente do prórprio tempo. Hernan Cattaneo é um dos artistas que exaltam a complexidade de The Dark Side of The Moon, e sua conexão com seus trabalhos dentro da música eletrônica.
A música conecta.