A magia e mistério do Binaural Beats

Que a música é um remédio para a alma isso não há dúvidas. Capaz de invocar sentimentos, confortar corações e mudar estados de espírito, a música acompanha o ser humano em vários momentos de sua vida. Mas e se você soubesse que há um tipo de música produzida de uma maneira específica que é capaz de reduzir estresse e ansiedade, aumentar a concentração, melhorar a qualidade do sono e trazer outros benefícios? É isso mesmo e essa técnica vem sendo estudada há algum tempo. Conheça o Binaural Beats.

Você agora deve estar pensando que já há alguns estilos musicais que trazem essas possibilidades, mas aqui estamos falando de uma misteriosa fórmula de criação que utiliza da técnica de som para sua eficiência. Tudo começa com a nossa capacidade auditiva. Chama-se binaural a possibilidade de escutar com os dois ouvidos e cada um deles é capaz de captar diferentes sonoridades, porém de forma coordenada para enviar a informação ao nosso cérebro. 

O Binaural Beats trabalha justamente com essa bilateralidade da audição em uma simulação 3D por meio de uma ilusão acústica. Isso acontece porque a produção das sonoridades é realizada de modo estéreo (com dois canais de áudio) e em frequências muito próximas e abaixo de 1000 Hz, mas em cada uma das saídas de áudio tem-se sons diferentes. Quando o ouvinte coloca o fone de ouvido e escuta a música, o cérebro é “enganado” e cria uma terceira onda sonora que na verdade não existe.

Dizem os estudos que esse trabalho realizado pelo cérebro é capaz de trazer muitos benefícios porém nem todos eles são realmente comprovados cientificamente, apesar das pesquisas já terem avançado em seus resultados na avaliação da eficácia da técnica e recomendam que não se escute a música enquanto estiver realizando alguma tarefa que exija um grau alto de concentração e até mesmo dirigindo, pois pode resultar em uma vontade danada de dormir.

Se bateu a curiosidade, é possível experimentar o Binaural Beats gratuitamente em plataformas como YouTube, Spotify, Deezer, Google Play Music, entre outras. A dica é para que se preste bastante atenção nas ondas sonoras que estão sendo executadas para obter maior resultado. Vale dar uma escutada, não é mesmo?

A música conecta.