O Faixa a Faixa de hoje é uma análise de uma única track, assinada por Tim Cullen. O DJ e produtor londrino é residente da Ministry of Sound e um dos expoentes da house music no Reino Unido. Já assinou com gravadoras como Toolroom, Variety Music, Snatch!, VIVa Music, Cr2 Records e, mais recentemente, entregou um single pela Adesso Music, gravadora comandada por Junior Jack e Pat BDS, que ele batizou de “Take This”.
Como você pode ouvir acima, a faixa tem uma pegada oldschool super forte e carrega samples retirados de músicas anos 90, Tim então uniu isso a uma groove moderno e arrebatador que deu origem a track que se tornou a mais vendida do seu catálogo e, claro, também pegou alguns charts do Traxsource e Beatport
Entenda um pouco mais sobre como “Take This” ganhou vida:
Tim Cullen
“Quando eu sentei para produzir essa música, eu sabia que queria fazer algo pra cima, enérgico e com aquele sentimento de positividade, primeiro para ajudar a mim mesmo nesse difícil momento de pandemia e, dessa forma, também ajudar quem fosse ouvir a faixa a se sentir bem.
Lembro que eu estava me sentindo muito nostálgico no dia e queria incorporar alguns sons de discos com os quais eu cresci ouvindo. Trouxe referências de uma série de faixas old skools dos anos 90s, que foi o que me levou para a música eletrônica. Eu sampleei alguns breakbeats antigos — sabia que seria um bom ponto de partida — e queria que a faixa se encaixasse em torno disso.
Aí mudei o ritmo para fazer meu próprio loop. Adicionei o kick, linha de baixo, hats e percussão para caber em torno do break, e isso deu uma base sólida. Eu queria que a faixa soasse simples, mas eficaz. A partir disso, gravei alguns raps no meu microfone e cortei o vocal para encontrar um ritmo sincopado agradável e que ficasse cativante. Acho que o groove dessa música é infeccioso, não cansa o ouvido, tem algo diferente nela… e eu encontrei um groove sólido que eu gostei muito rápido, o que é bom.
Também tenho muitos samples de rave dos anos 90 que eu juntei ao longo dos anos, então foi um caso de testar alguns para ver o que melhor se encaixava. É daí que vem o vocal ‘Alright’. Cortei alguns stabs de raves para criar um riff atraente para o drop. Foi uma música super divertida de fazer e espero que você sinta isso quando ouvi-la”.
[ENG-US]
“When I sat down to write the track, I know I wanted to make something uplifting, energetic and positive to help myself through the pandemic, and in turn, hopefully help others by listening to it!
I was feeling quite nostalgic when starting the track, and wanted to incorporate some sounds from records I grew up with. I referenced a number of old skool 90s tracks which got me into electronic music in the first place. I sampled some old breakbeats, as I know that would be a good starting point, and wanted the track to fit around that. I changed the rhythm and quantise to make my own loop. I added a kick, bass, hats and percussion rhythms to fit around the break, and this gave a solid foundation. I wanted the track to sound simple but effective.
From that I recorded some rapping into my mic and chopped up the vocal to find a nice catchy syncopated rhythm. I find if the groove is infectious, and doesn’t tire on the ear, the track has something, and I found a solid groove I liked quite quickly when writing his track.
I have a load of 90s rave samples I have collected over the years, and then it was a case of throwing some in to see what fits. This is where the ‘Alright’ vocal comes from. I them chopped up some old rave stabs to create the catchy riff for the drop. This was such a fun record to make, and I hope this comes across when listening!“
A música conecta.