Faixa a faixa

Faixa a Faixa | Vermelho Wonder – Se Você [Gop Tun]

O catálogo da Gop Tun é daqueles que você certamente vai encontrar um trabalho que surpreenda suas expectativas. Buscando fugir do óbvio a cada lançamento, a gravadora conta com um time de artistas que celebram o lado B estético, e claro, sempre apresentando uma qualidade ímpar. E somando-se à pluralidade única da gravadora, quem integra agora o novo release do acervo é o fantástico projeto Vermelho Wonder – comandado por Márcio Vermelho (ODD) e Ivana Wonder -, e traz à luz o novo EP Se você, qual sintetiza perfeitamente o magnetismo do Electro, Disco Strings, Balearico e Synth Pop, em clima noturno e sensual.

O duo vem se destacando ao longo de sua jornada, desde que lançou o poderosa Rock the Box EP, em 2018, reforçando o encontro perfeito entre o instrumental intrigante de Vermelho e a voz misteriosa e singular de Ivana. Agora em Se Você, a faixa-título experimenta uma dose baleárica sofisticada em sua versão original, e conta ainda, com remixes igualmente reverentes assinados por ROTCIV e Zopelar. A faixa Catman (Dub Version), completa o EP dando sequência à relação Balearic x Synth Pop que colore as matizes do novo trabalho. Destaque também, para a artwork do disco, com fotos pelas lentes de Isa Arruda e que transmitem perfeitamente a alma do release. Confira os detalhes de cada faixa, comentados pelos artistas envolvidos.

Se você (Original Mix) |

Vermelho: Essa faixa marca um momento mais leve de Vermelho Wonder. O nosso penúltimo lançamento, Espetáculos Extraordinários, tem um clima e energia mais densos enquanto a Se Você é descontraída e tem muitas das referências musicais que adoramos. Beats e baixos electrofunk, disco strings, e um pouco de synth pop. O conjunto de synths que interagem no decorrer da música levam à uma segunda parte mais hipnótica, pontuada por arpeggios e um mood nudisco.

Ivana Wonder: Quando ouvi o primeiro rascunho da base melódica já senti essa energia noturna no ar. Imaginava a cena de uma rua coberta de neblina, uma figura que se estende de um orelhão fazendo uma ligação. Nesse clima nasce a ideia da letra de Se Você. Uma grande indagação que depois dos ecoantes Se você chega com a apresentação da situação desse figura “parada na rua às 4 da manhã”. A partir daí a letra se desenrola em diversas possibilidades de SE para essa relação. Entre a superação dela e até sobre a insistência desse amor, ainda que aparentemente indesejado, estar ali. Se Você fala de amor, frustração e autoestima num clima dançante e onírico.

Se Você (Zopelar “Italo Funk” Remix) |

Zopelar: O grande destaque do meu remix para Se Você talvez seja a linha de baixo! Enquanto o beat fica bem consistente durante toda a faixa, o bassline vai se transformando ao longo dos compassos e acompanhando os versos e a letra, criando toda uma sensação de variação enquanto os outros elementos muitas vezes continuam em um loop sólido. O sintetizador que usei para isso foi o Behringer 2600 que é o clone do lendário arp 2600.

Se Você (ROTCIV Remix) |

ROTCIV: Depois de remixar Rock the Box em 2018 e Nightcrawlers em 2019, para o remix de “Se Você” pensei numa estética mais vibrante, com bastante atitude dos anos 80 nas baterias, snares e toms bem pronunciados e nesse contexto fez muito sentido usar os vocais extensivamente. O baixo foi gravado em dois takes no Mother-32 e a bateria foi inspirada totalmente na disco eletrônica do início dos anos 80, synth pop, italo disco e Hi-NRG.

Catman (Dub Version) |

Vermelho: A Catman nasceu praticamente na mesma época em que produzimos a “Rock The Box”, uma de nossas primeiras faixas. Já apresentamos várias versões diferentes em nossos shows, é uma de nossas favoritas.

Recentemente fizemos uma versão mais reduzida e dub. Mesmo com ares mais housy, com teclados fortes e acordes presentes, ela tem um mood que se conecta com a Se Você, esteticamente, com o mesmo estilo de baterias e timbres próximos.

Ivana Wonder: Catman surge da releitura de trechos da canção de Yoko Ono. Uma refragmentação de um obra bem interessante e peculiar.

A música conecta.