Enfim, tchau 2021! O clima aqui na redação do Alataj é esse, já que entraremos em um breve – e necessário – recesso perante as festividades de fim de ano, MAS não menos importante, teremos a nossa última Iconic do ano, essa coluna tão especial onde damos o devido valor àquelas faixas que todos cantam mas nem todos sabem de onde elas vieram ou então quem as cantam. Tem também aquele povo que sabe sim de onde os hits vieram e cantam com louvor, assim como as admiram e ficam felizes toda vez que algum DJ as tocam na pista.
Bom, dá pra ver que pela minha empolgação, ninguém menos que a diva máxima Chaka Khan vem chegando devagarinho, como quem não quer nada, para ser exaltada através desta coluna que sempre priorizará a música de ontem, afinal, Iconic!
Long short history
Chaka é uma das maiores cantoras de R&B e Soul Music que os Estados Unidos possuem. Ela iniciou a carreira dela no início dos anos 70 através da banda Rufus, e foi logo em seu início que chamou a atenção de outros artistas e gravadoras com sua performance musical e presença de palco. Não demorou muito para que ninguém menos que Stevie Wonder grudasse na mulher e fizesse ela ser a melhor versão dela mesma, quando o assunto é cantar. Claro, não podemos negar que a carreira de Chaka Khan tenha sido um tremendo sucesso, já que alguns álbuns lançados por ela literalmente floparam em vendas, mas é indiscutível a sua genialidade, musicalidade e representatividade dentro e fora dos palcos. God Bless Chaka Khan!

1981, a Disco vive em pleno esplendor e claro que Chaka estaria surfando nesta onda. Onda essa que podemos afirmar ser 100% dela. Foi neste ano também que Chaka Khan lançou seu terceiro álbum solo, What Cha’ Gonna Do For Me através da Warner Music, vendendo mais de 500 mil cópias e recebendo o Disco de Ouro da RIAA. É justamente de What Cha’ Gonna Do For Me que o Iconic de hoje surge através da faixa We Got Each Other, quinta faixa deste álbum que por si só já é Iconic. Por que? Simples, Dizzy Gillespie é o compositor de And the Melody Still Lingers On (Night in Tunisia) além de também tocar nela, o sample de Sounds Better With You, um clássico atemporal e indiscutível da House Music que também vem deste álbum de Chaka – que é a introdução da faixa Fate, além de também conter uma regravação de Chaka Khan para a música We Can Work It Out dos Beatles. É, esse álbum é muito masterpiece mesmo.
Sobre We Got Each Other? Bem, o que você espera é o que você recebe. Uma das faixas mais tocadas do álbum nas pistas de danças mundo afora sem dúvidas é ela, além de também ter ajudado o álbum a alcançar posições nos charts de R&B, Jazz e Top 200 da Billboard ao mesmo tempo, feito extremamente raro de rolar, além de claro, do já citado disco de ouro pela RIAA.
É isso gente, não poderíamos encerrar o ano de melhor forma do que não ser ouvindo a voz mágica de Chaka Khan, Iconic todinha!
A música conecta.