Skip to content
A música conecta

Iconic | Hardrive – Deep Inside [Strictly Rhythm]

Por Caio Stanccione em Iconic 24.09.2020

Sim, cá estamos novamente embarcando para um dos momentos mais legais dentro da música eletrônica: Nova Iorque na primeira metade dos anos 90, um momento mágico onde a cultura clubber passava por uma renovação fervorosa. Foi nessa época que a House Music alcançou seu potencial como um estilo musical por conta de artistas como David Morales e Todd Terry, o ritmo contagiante que a House tem inundou a indústria da música, tornando muito comum que artistas de outros universos, como U2 e Prince, lançassem singles com versões House Mix, que basicamente eram remixes não creditados para que a música chegasse nas pistas de dança além das rádios. Outro fator que fez a House Music explodir como produto foi a nova geração de intérpretes da época como Lisa Stansfield e Ultra Naté, que com a queda da Disco Music se encontraram dentro da House Music e mantiveram a cultura Diva acesa. E é com base nesses ingredientes que trago Deep Inside para o Iconic de hoje.

A faixa é uma música que deu as caras em 1993, fruto do trabalho de Luis Fernando Vager, ou como nós o conhecemos, Louie Vega. Foi através de um dos seus alias, Hardrive, que Louie Vega lançou Deep Inside, terceiro release do projeto que na época era a grande sensação entre os DJs devido aos singles Sindae e Just Believe, dois clássicos do Garage, que era a grande tendência naquele momento. Deep Inside segue o mesmo raciocínio de suas irmãs mais velhas só que, na verdade, a música é uma versão Dub da produção que Louie e Kenny Dope aka Masters At Work fizeram para cantora Barbara Tucker em Beautiful People – que por si só daria outro Iconic. Um fato curioso é que Deep Inside saiu no mesmo ano que Beautiful People, porém, o terceiro release de Hardrive saiu alguns meses antes da música feita para Barbara, levando as pessoas a acharem que Beautiful People tivesse sampleado Deep Inside, o que não é verdade. O próprio Louie Vega já disse em entrevistas passadas que Deep Inside foi uma versão que ele fez de Beautiful People e resolveu lançar como Hardrive pois ela fugia da proposta de Barbara, que visava uma abordagem mais tradicional em termos de estilo.

Deep Inside foi lançada através da Strictly Rhythm em território americano e pela UMM – Underground Music Movement – na Europa, onde a primeira prensagem saiu devido a febre Garage que a Europa vivia, principalmente Londres pelas mãos de DJs como Tony Humphries e Mood II Swing e em especial a Ministry of Sound, que era o club para quem quisesse ouvir Garage. Nos Estados Unidos, Deep Inside foi tocada incansavelmente por todos os DJs que faziam parte do cenário underground do país como Armand Van Helden e Josh Wink. No ano seguinte, a faixa ganhou um EP de remixes pela UMM que foi feito por Alex Natale e Visnadi e foi a partir desse EP que Deep Inside ganhou uma nova vida através da quantidade gigantesca de versões que apareceram durante os anos seguintes pelas mãos de Harry ‘Choo Choo’ Romero’, Kenny ‘Dope’ Gonzalez, Jesse Rose, Mr.V, e o próprio Masters At Work -para citar alguns. Além de ter sido explorada incansavelmente nas pistas de dança, muitos artistas a samplearam. Alguns exemplos são Move D, Pearson Sound e até mesmo Kanye West utilizou samples de Deep Inside em sua música chamada Fade

Uma música que é hino se tratando de House Music/Garage, onde todos reconhecem logo em seus primeiros segundos, com um sample de vocal digno de se cantar abraçado na pista, que foi remixada incansavelmente e é uma das músicas mais sampleadas por outros artistas dentro e fora da música eletrônica só pode ser chamada de Iconic. 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025