Atemporal em sua plenitude nas pistas e Iconic em sua essência. A masterpiece que celebraremos hoje é fruto da genialidade de um gigante do Techno mundial, e que se tornou muito mais que um hit de verão dos quatro cantos do mundo. Higher State of Consciousness, do fantástico Josh Wink, é um hino seminal que perpetua de geração em geração como um dos fundamentos da música eletrônica que conhecemos hoje. E como o próprio nome diz, é uma faixa para elevar seu estado de consciência.
Voltamos para os meados da década de 90. Aliás, vamos destacar um ponto aqui: se você analisar as Iconics que trouxemos em edições anteriores, vai compreender que os anos 90 é o período que podemos chamar, sem dúvidas, de “era de ouro da música eletrônica”, compreendendo grande parte dos “big anthems” que quebraram os paradigmas. Pois bem, vamos especificamente ao ano de 1995 nos Estados Unidos, quando o Techno já estava em seu ponto de ebulição. E claro, Josh Wink completando seu primeiro ano frente à sua própria gravadora, OVUM Recordings.
DJ, produtor, remixer e compositor, Josh Wink é um homem de muitos talentos. Natural da Filadélfia, Wink é um dos pioneiros no nascimento da cena rave americana. Josh descreve sua música como sendo “construída em torno da tensão”, seja na ponte entre o Techno e House oldschool, ou seja na absorção das verves do Tribal, suas adaptações e criações foram fundamentais para a consagração da música eletrônica contemporânea.
Influenciado pelo Jungle britânico e pelo Acid House de Chicago, Josh costumava tocar e colecionar todos os tipos discos de break e acid house, e teve a ideia genial de combinar os dois em uma visão particular. Munido de seu TB-303 – equipamento que se tornou essencial ao longo das criações de Wink -, o artista resolveu dar uma revisitada em uma faixa downtempo que ele estava lançando em uma compilação de Ambient. Foi então que surgiu a obra-prima, Higher States of Consciousness em sua versão triunfal “Tweaking Acid Funk”.
Com base de batidas quebradas, um vocal robótico arrastado e claro e o poderoso combo de ressonância + cutoff do synth principal capaz de levar o público à loucura no dancefloor, Higher States of Consciousness não é do tipo que faixa que passa despercebida em lugar algum. Leo Janeiro, em uma entrevista com o próprio Josh Wink ao Alataj, relembrou o impacto que a faixa causou, quando a escutou pela primeira vez: “Higher State of Consciousness foi uma música que mudou bastante a cena musical da época. Me lembro que na Bunker 94, no Rio de Janeiro (isso há muito tempo) eu estava em uma noite sua lá ( de Josh Wink) e as pessoas que estavam na pista gritavam na primeira virada, uma típica emoção como se fosse um gol no futebol.” E acreditem, a faixa causa a mesma reação nas pistas mesmo após 27 anos de seu lançamento.
+++ Relembre: Uma arte sem regas! Leo Janeiro entrevista Josh Wink
Quanto aos remixes? Bom, a coleção vai de Major7 a Adana Twins, de Dirty Soul & TV Rock Club a Stefano Noferini, além de centenas de versões de diversos outros artistas – se você buscar a faixa no Beatport, vai levar um bom tempo conferindo a gigantesca leva de versões desse hino. Iconic sem deixar dúvidas.
A música conecta.