Skip to content
A música conecta

Iconic | Technotronic – Pump Up The Jam [ARS Entertainment]

Por Ágatha Prado em Iconic 06.10.2022

Revolução tecnológica, fortalecimento de culturas urbanas, cores explosivas e uma juventude em busca da globalização. Os aspectos culturais que marcaram a virada dos anos 80 para os anos 90, foram espelhos fiéis da ebulição musical que consolidou o fenômeno Pop e da Dance Music na época. Da mistura desses dois universos, nasce o Poperô, termo comum entre a juventude 90 referente tanto à música Dance, quanto às baladas, clubes e festas que abraçavam a estética, e que se tornou especialmente popular aqui no Brasil. 

Mas você sabe de onde vem Poperô? E se te contarmos que o termo nasce de um dos maiores hinos da geração: Pump Up The Jam. “Pump up the jam, pump it up”, pump it up que vira poperô. Arrisco dizer que mesmo quem tenha nascido após os anos 90, dificilmente nunca ouviu esse clássico em alguma rádio, novela ou filme, seja em sua versão original, ou suas dezenas de remixes. Afinal, Pump Up The Jam é um símbolo musical unânime da década. 

Quem iria dizer que o primeiro single da banda belga Technotronic, faria tanto sucesso assim de cara. Pump Up The Jam faz parte do álbum homônimo lançado em 1989, do grupo formado originalmente por Thomas Quincey (Jo Bogaert) e Manuela Kamosi Ya Kid K. Com a ebulição da House Music em meados dos anos 80, o encontro com o Hip Hop e a fusão fenomenal conhecida como Hip House, Thomas Quincey se inspirou nos trabalhos de nomes como Farley Jackmasters Funk, e sobretudo nos beats da clássica The Acid Life.

Inclusive, os beats de The Acid Life foram referências para a base instrumental de Pump Up The Jam, que foi lançada primeiramente sob o nome de The Pro 24s. Curiosamente, essa primeira versão tinha cuts dos vocais de ninguém menos que Eddie Murphy – ele mesmo, do Príncipe em Nova York -, e somente depois que foi regravada com os vocais e letras da rapper Ya Kid K. 

Outra curiosidade aqui, é que a artista emblemática que aparece dançando no vídeo icônico de Pump Up The Jam, não é Ya Kid K, mas sim a modelo congolesa Felly Kilingi que, posteriormente, foi apresentada como rapper do grupo aparecendo tanto na capa do single como também, como frontwoman do videoclipe.

O sucesso da música foi gigantesco. Pump Up The Jam estampou o segundo lugar da Billboard nos Estados Unidos, brilhou no topo do UK Charts e demais paradas européias, estampando as campanhas até mesmo de marcas como a Phillips e Revlon, dando um forte impulso à projeção da banda nos mercados brasileiros e norte-americanos de música eletrônica.

O Technotronic marcou toda uma geração de jovens e adolescentes que frequentavam os clubes na época em que esteve no auge, bem como os amantes do House e Dance Music em geral, que cresceram naquele momento. Atualmente, o clipe de Pump Up the Jam é uma das músicas eletrônicas mais visualizadas pela Internet, com quase 170 milhões de visualizações no YouTube. E para as gerações mais novas, aqui no Brasil, a música voltou com tudo como tema de abertura da novela global Verão 90.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025