O ano era 2014 e se você já estava pelas pistas, provavelmente já tinha sido envolvido pelas nuances melódicas do House e Techno. O subgênero deu seus primeiros passos por volta de 2010, mas exatamente no ano de 2013 começou a ganhar ainda mais força entre os produtores e, consequentemente, nas pistas. E venhamos e convenhamos, é um gênero envolvente… quase que beirando uma característica dramaturga, através dos arpejos melódicos, é possível se contar uma história que passa por momentos de tensão, leveza, felicidade, expectativas — despertando os mais diversos sentimentos.
E é exatamente nessa potente capacidade que a Iconic dessa semana se concentra. Em 2014, simplesmente DJ Tennis e o duo Mind Against se reuniram para revisitar Always Something Better, do dinamarquês Trentemøller. O resultado? Uma faixa que transforma o simples em algo complexo e belo, e que provavelmente é um dos grandes hinos que marcam a ascensão do Melodic House & Techno — que apenas em 2018 foi adicionado ao Beatport como gênero e categoria.
Justamente por esse motivo a faixa está caracterizada como… Tech House. Sim, eu sei, que passa bem distante de um Tech House e sua profundidade melódica é a prova disso, mas como na época não havia a classificação para o gênero, isso acaba se justificando. Mas a verdade é que o grande charme da versão de Tennis e dos irmãos Fognini para essa faixa, talvez seja exatamente isso: essa incrível capacidade de distinguir-se de tudo — ao mesmo tempo que entrega um equilíbrio exato entre as assinaturas musicais dos produtores.
Nessa versão de Always Something Better é possível sentir a introspecção musical do Mind Against, ao mesmo tempo que ela adere muito bem ao inevitável toque psicodélico de DJ Tennis, acrescidos pelas características principais da versão original — que até parece que suplicava por um remix. Ou melhor, por um remix exatamente como esse é. E seja você um fã ou não das sonoridades mais melódicas, é inegável o capricho dessa faixa.
O lançamento foi viabilizado pela Poker Flat Recordings, gravadora de Steve Bug que já soma mais de 20 anos. Vale ressaltar que o DJ Tennis foi uma figura fundamental na consolidação do Mind Against na música eletrônica alternativa e é válido destacar também que essa é a única colaboração entre os italianos durante todos os anos que eles estiveram mais próximos profissionalmente — anteriormente à criação da Afterlife, que inclusive não tem esse nome à toa.
Fato é que o gênero desenvolveu-se e evoluiu muito, gerando características específicas e inclusive adquirindo um ar de “lifestyle”. Mas antes desta consolidação que o House e Techno melódico dispõe na atualidade, uma série de faixas foram as responsáveis pelo convencimento de que ele era sim um nicho e que poderia ser validado — e essa parceria entre DJ Tennis e o Mind Against certamente colaborou para isso. Iconic!
A música conecta.