Sabe aquela máxima de que o que é clássico jamais será esquecido? Pois então, assim acontece com as faixas icônicas que marcaram de alguma forma a história do cenário eletrônico ao longo das últimas décadas, se tornando verdadeiros hinos nas mais diversas pistas do mundo e trilha sonora para as memórias dos clubbers. La Rock 01 do Vitalic é uma dessas faixas emblemáticas.
Vamos voltar para o começo do novo milênio, começo dos anos 2000. A terceira onda de Electro invadia as pistas de dança e se misturava aos outros estilos como Disco, House e Techno, que também ganhavam transformações em suas estéticas. Cruzando as fronteiras de gênero – e adicionando ingredientes inusitados em suas receitas eletrônicas – o francês Pascal Arbez mostrava ao mundo seu projeto maluco e ao mesmo tempo fascinante, batizado como Vitalic.
Vitalic abriu seus trabalhos com um verdadeiro chute na porta. Logo em seu álbum de estreia, Ok Cowboys, Pascal trazia o que ele chamava de Fuzzy Disco, uma mistura de guitarras elétricas em alta voltagem, com peso e velocidade que se assemelhavam às bandas de metais, misturando-se às batidas do Techno, melodias Pop e elementos da Disco Music. E qual o resultado dessa receita? Uma completa revolução lançada pela gravadora igualmente icônica, Different, apresentando 13 faixas que colocariam a França de volta aos olhos do mundo da música eletrônica.
Nossa atenção vai para a quinta faixa de Ok Cowboys. Se as demais já causavam um grande furor, La Rock 01 abalava a órbita sonora das pistas de dança. Começando com um glitch de elementos sonoros disruptivos e um kick marcante, a emoção da faixa se posicionava como o início de uma montanha russa. O synth com drive crescente, soando como um verdadeiro motor de velocidade, que engatava marchas progressivas, timbrando como o peso das guitarras de metal pesado, era tudo que um jovem clubber queria ouvir nas pistas.
La Rock 01 se tornou um hino imediato da música eletrônica mundial, marcando presença absoluta entre os sets de artistas do mundo inteiro, e até mesmo se tornando parte de trilha sonora de filmes, como do clássico Party Monster. Posteriormente, La Rock 01 ganhou remixes de artistas célebres como Arkham Nights e Victor Ruiz. Ficando no topo das paradas musicais, a faixa está entre as mais inesquecíveis que embalaram o começo de uma nova era cheia de transformações sonoras.
A música conecta.