Skip to content
A música conecta

Iconic | X-Press 2 Feat. David Byrne – Lazy [Skint Records]

Por Caio Stanccione em Iconic 22.10.2020

Quintou mais uma vez em nossos headquarters, e com isso como todos vocês já bem sabem, chegou mais um dia onde iremos relembrar aquela faixa que marcou um momento específico dentro da Dance Music. O critério usado para essa coluna é bem simples, a música tem que ser um clássico onde qualquer pessoa, que faça parte de qualquer movimento, seja capaz de ouvir e ter aquele sentimento de Ah! Eu conheço essa música! 

E lá vamos nós, novamente voltarmos para a Inglaterra dos anos 2000, e preciso dizer, algo tinha na água desse país naquela época. Assim como na França, a Inglaterra do início dos anos 2000 foi berço de incontáveis hits, e Lazy do X-Press 2 é justamente um deles. Inicialmente, o X-Press 2 era um trio formado por Ashley Beedle, Darren House e Darren Rocky, porém em 2009, Ashley deixou o trio para seguir carreira solo. Hoje, o X-Press 2 segue ativo, onde mantém o contrato de mais de duas décadas com a Skint/BMG, mas seu último lançamento, Metrowave foi em 2016.  

Lazy foi lançada em 11 de março de 2002 pela Skint Records, tradicional gravadora inglesa responsável por revelar artistas como Tim Deluxe, Paolo Mojo e Fatboy Slim. Assim como as produções anteriores, Lazy é uma faixa de House que respeita os fundamentos da vertente, a programação da bateria é focada em elementos percussivos com sonoridade orgânica, a linha de baixo é bem sub e um sintetizador filtrado na medida certa distribui a melodia no decorrer do arranjo. O vocal da faixa é interpretado por David Byrne, e caso você não tenha reconhecido esse nome, David Byrne é o vocalista de uma das bandas de Indie Rock mais tradicionais que já existiram, o Talking Heads. 

Devido ao grande sucesso, Lazy recebeu no decorrer do tempo um volume absurdo de remixes, artistas como Radio Slave, Pace Division, Moguai e Freedom Reform criaram remixes de roupagens diversas, porém o remix que mais fez sucesso sem sombra de dúvidas foi o de Norman Cook aka Fatboy Slim, que a imortalizou em sua famosa apresentação no Big Beach Boutique II. 

Logo após seu lançamento, Lazy disparou nos charts da Europa e Estados Unidos. Na Inglaterra, Lazy alcançou a posição de número um no UK Dance Chart e UK Indie Chart, e posição de número dois no ranking geral de músicas mais ouvidas de 2002 pelo UK Chart. 

Nos Estados Unidos, a faixa também figurou o primeiro lugar do Dance Music Chart da Billboard. Países como Itália, Irlanda, Holanda e Escócia também tiveram Lazy em seu Charts.

É bem difícil alguém não cantar o refrão de Lazy quando ela é tocada, a letra e batida são tão marcantes que basta uma única audição para que você passe o dia todo cantarolando a faixa.
Precisa de um maior motivo que esse além dos citados acima para colocarmos Lazy no Hall do Iconic?


A música conecta. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024