Texto por Iasmim Guedes
Capturar a atenção das mais importantes gravadoras do cenário global é uma realização que demanda não só talento, mas também técnica, autenticidade e uma assinatura musical com personalidade. Ser reconhecido pela Nervous Records, label que é uma das mais tradicionais do circuito House/Techno, é, portanto, motivo de orgulho para muitos produtores musicais, incluindo SLAKE, que acaba de alcançar este feito.
Com uma identidade versátil, suas produções transitam entre o Chicago House, Disco, Garage, Indie e Jazz, um exemplo de artista que construiu um repertório rico e que consegue inserir essas referências de forma criativa em sua música. É justamente por essa habilidade de explorar diferentes universos que ele hoje tem o seu nome associado ao prestigiado selo americano.
Debutando na Nervous Records com o single About Changes, SLAKE mergulhou na cultura dos anos 70/80, incorporando influências do Funk, Disco, Soul e Bossa Nova, criando um release que reflete um momento de transformação. Com um andamento mais acelerado que o comum, groove marcante e vocal spoken, a faixa já conquistou suporte de nomes como Mochakk e, até o momento, alcançou o Top #20 Geral Nu Disco/Disco e Top #6 Releases na mesma categoria no Beatport, além de integrar playlists oficiais da plataforma, como a Best New Nu Disco / Disco.
Portanto, é hora de mergulhar mais fundo nessa produção e entender o contexto para que ela ganhasse vida.
A ideia
Eu estava em um momento que eu escutava diariamente Soul, Funk Music, Bossa Nova e em completa imersão com a cultura dos anos 70/80, principalmente do brasileira e americana. Lembro que escutei uma música do The Jackson 5 e logo em seguida tive o insight necessário para juntar as referências adequadas para criar a primeira versão.
A escolha da gravadora
A Nervous Records é uma label de grande importância histórica para a house music e lançar por lá sempre foi uma meta para mim. Desde quando comecei a produzir, já imaginava de alguma forma o nome do meu projeto gravado naquela icônica artwork deles.
Porém, antes de mandar como demo para a gravadora, compartilhei a track com alguns artistas como Mochakk, Fleur Shore e Honeyluv que passaram ótimos feedbacks e já estavam tocando em eventos globais como o Miami Music Week. Após a “aprovação”, senti que a Nervous seria a label perfeita para a About Changes. Mandei e eles toparam assinar na hora!
A grande influência
Foram várias, mas acredito que essas influências vieram muito mais de formas internas do que externas. Acho que como ser humano, tendemos a voltar às origens em períodos conturbados e foi isso o que aconteceu. Não que eu estava mal, mas sim porque eu vinha de um período sem lançamentos justamente por não estar satisfeito em lançar só para cumprir agenda de lançamentos e manter plays mensais nas plataformas de streaming.
Eu sentia uma necessidade interna muito forte em produzir algo especial, de acordo com as minhas referências, e que eu me deixasse orgulhoso quando ouvisse daqui 30 anos. Além disso, a produção dessa e de outras faixas que tenho trabalhado recentemente ampliaram os meus horizontes e “desbloquearam” percepções diferentes como produtor. About Changes, o título claramente não poderia ser outro.
O significado
Esse lançamento com certeza marca o início de uma nova era como um artista mais maduro, feliz comigo mesmo e com a minha música.
A pista dos sonhos
Imagino que a mistura de referências que criou a About Changes se conectaria muito bem com a essência da semana do Amsterdam Dance Event.