Skip to content
A música conecta

Mergulhando em Novas Formas, álbum debute de Marqez

TAGS: Marqez
Por Nicolle Prado em Mergulhando 03.05.2024

Em um cenário musical cada vez mais saturado por tendências passageiras, é fácil se perder pela aceitação imediata. Por isso, quando encontramos quem foca em sua essência e na liberdade criativa, compondo algo com verdade, não tem como não nos sentirmos tocados e inspirados por essa autenticidade, que transcende as barreiras convencionais. A arte de Marqez é uma das que se conectam dessa maneira, imprimindo nos detalhes uma expressão verdadeira de quem ele é e do que acredita, colocando a atemporalidade de seu som sempre em primeiro plano. 

Daniel Marquez, nome por trás do projeto, possui uma bagagem rica dentro da música, não só na eletrônica, mas se mostrando como um artista multifacetado, produzindo desde trilhas até incursões na bass music – gênero que se aprofunda desde 2017 sob o pseudônimo Marqez. Depois de passar pela Comunidade de Áudio de Andre Salata, o artista investiu neste alias como uma maneira de dar vazão à sua criatividade e visão, resultando na construção de um currículo promissor que inclui selos como Primitive State, Noise Records, MEMNTGN, Diffuse Reality, Dolma Red, Oke Records, Trau-Ma, Betrieb Records, seu próprio selo Marqez, entre outros mais.

Apesar da longa trajetória e das experiências diversas, se manter dentro da caixa não é uma opção para este artista e, por isso, desde o ano passado, tem buscado novos desafios para o projeto. Experimentações, sound design, bass music sem amarras e fusão com gêneros diversos são algumas das características que marcam este momento da carreira de Marqez. Essas atualizações se apresentaram em seus dois recentes singles Vai e Mmm, mas toma ainda maiores proporções com o lançamento de Novas Formas, álbum que define logo no título sua reinvenção e é neste trabalho que mergulhamos para conhecer ainda mais os horizontes deste artista. 

A ideia 

Nasceu da minha inquietação durante um ciclo de mentorias da Comunidade de Áudio André Salata. Como resultado de todo o aprendizado durante o curso ficou claro que o mais sensato pra mim era romper com o que eu vinha fazendo de modo a buscar novos caminhos, novas sonoridades e novos desafios. Vem daí o título do álbum Novas Formas.

A escolha da gravadora

Lançar de maneira independente, por um selo próprio, foi a maneira mais lógica que encontrei de manter minha liberdade criativa e artística, não precisando me adequar a nenhum padrão.

A grande influência

Amon Tobin.

O significado

Mudança. Nunca é confortável mudar. É sempre interessante e cômodo se manter na zona de conforto. E esse é um espaço que não me cai bem. Não me vejo fazendo o que os outros fazem, não me vejo confortável fazendo sempre a mesma coisa. Preciso sempre estar em movimento, explorando, pesquisando, estudando, aprendendo, experimentando, criando.

A pista dos sonhos 

Esse pensamento nunca passou pela minha cabeça e sendo honesto, não tenho uma pista dos sonhos. Onde ela for tocada pra mim é uma vitória e alegria. Seja balada, evento de rua, casa noturna, no fone de ouvido durante uma caminhada, no caminho pro trabalho, numa viajem de carro, em casa. Minha música foi concebida livre de espaços e funções pré determinadas.

Conecte-se com Marqez: Bandcamp | Beatport | Instagram | SoundCloud | Spotify | Youtube

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024