Skip to content
A música conecta

Music Tech | Songstats promete cruzar dados de múltiplas plataformas

Por Laura Marcon em Music Tech 20.04.2020

É inegável que o consumo de música mudou completamente nas últimas décadas. Dos vinis, cassetes e CDs migramos para um universo majoritariamente tecnológico, onde os ouvintes recorrem às plataformas como YouTube, SoundCloud, Apple Music e Deezer para acompanhar seus artistas preferidos e também conhecer novos nomes. Algumas dessas plataformas, por sua vez, também deram a oportunidade para que artistas independentes pudessem conquistar seu lugar no mercado, compartilhando suas produções e ganhando notoriedade.

Dentro desse contexto, a tecnologia também apresentou a possibilidade da utilização da ciência de dados para que o artista possa dimensionar o alcance de sua música nesses programas, proporcionando uma visão mais precisa sobre seus trabalhos e como eles impactam o público. Já existem sistemas capazes de rastrear esses dados das principais plataformas de música, mas agora, a equipe por trás do 1001 Tracklists, um dos principais bancos de dados de listas de DJs do mundo, chegou com uma inovação ainda mais interessante: o Songstats.

O programa não apenas realiza os rastreios de dados já oferecidos no mercado, mas também de outras plataformas como Beatport, Traxsource e o próprio 1001 Tracklists. Fornece  uma visão privilegiada do desempenho das músicas tanto nos serviços mais importantes de streaming quanto nas lojas de downloads – e tudo isso em tempo real.

A novidade também é que o artista ou label pode fazer esse acompanhamento por aplicativo móvel, recebendo notificações por push quando suas faixas atingem novos marcos, são mapeadas em diferentes territórios e gêneros e também quando são adicionadas às principais listas de reprodução. Isso transforma o Songstats em uma ferramenta poderosa para e o melhor desempenho e as melhores métricas do mercado, além de possibilitar aos interessados verificar novas regiões com maior possibilidade de crescimento.

A plataforma já está disponível para utilização e vem sendo usada por artistas e gravadoras expressivos do cenário da música eletrônica como Nicky Romero, Kaskade e Spinnin’ Records. Ficou interessado? O Songstats está disponibilizando seus serviços gratuitamente. Passado esse período será cobrada a mensalidade de 10 euros.

A música conecta.

+++ Confira outras notícias de nossa coluna Music Tech

A MÚSICA CONECTA 2012 2025