Com a evolução criativa da Música Eletrônica cada vez mais novas vertentes e gêneros se criam e se transformam sob clássicas ou novas influências, que permitem uma expansão musical além de rótulos pré-definidos. E para acompanhar e ao mesmo tempo abranger a representação de novas identidades musicais, o Beatport mais uma vez adapta seus mecanismos de categorização de gêneros.
A plataforma criou um espaço especial para as vertentes do Downtempo, que antes era incluído na categoria eletrônica. O novo gênero Organic House/ Downtempo agora se torna uma categoria voltada para os estilos de batidas mais lentas, com elementos orgânicos, abrangendo as sonoridades influenciadas por multiculturalidades regionais. Artistas como Armen Miran, Hraach, Acid Pauli e Bedouin, bem como labels como Katermukke, Cosmic Awakenings, Stil Vor Talent e Sol Selectas são alguns dos principais representantes do estilo.
A centralização do gênero e categoria permite uma maior representatividade e divulgação para produtores e labels do estilo, oferecendo mais visibilidade aos lançamentos semanais que antes ficariam muitas vezes sufocados em meio a tantas outras vertentes. A categoria Organic House/ Downtempo já está disponível na plataforma, com um catálogo que abrange mais de 100 labels e centenas de artistas.
A música conecta.