No dia 29 de agosto, o terraço do Baronesa, em São Paulo, receberá a primeira edição do SOMAR, projeto que une arte e ações de impacto social. Criado pelo Pãozinho Solidário, ONG que há mais de cinco anos contribui com a disponibilização de alimento e atendimento social a pessoas em situação de vulnerabilidade, o evento surge com o intuito de integrar a cena cultural local com o território do Vale do Anhangabaú, aproximando o público da realidade da região enquanto mobiliza um encontro que leva para a pista o mesmo engajamento presente em suas ações diárias.
O line-up de estreia reúne nomes importantes da cena underground da cidade: Belisa, Brune, Bruno Machado, Candy, Daniel Martins, Machado, Marina Dias, Orun, Pedro Paulo, Romina e Tiago Costa. Além disso, a programação inclui instalações visuais e outros elementos produzidos de forma voluntária por toda a equipe envolvida, já que a renda obtida com a venda de ingressos e consumos no evento será totalmente destinada à ONG Pãozinho Solidário. Esse é um ato de reconhecimento de que a cultura se fortalece quando assume compromisso com as histórias que fazem parte do lugar onde ela acontece.
A primeira edição do S.O.M.A.R fomenta caminhos que se direcionam para uma cena noturna mais conectada às questões que atravessam o cotidiano da cidade, em um movimento capaz de criar um precedente para que outros movimentos culturais também propaguem essa iniciativa, estimulando novos diálogos entre produção, público e os contextos onde esses encontros acontecem.