Skip to content
A música conecta

Estudo aponta que 58% da Geração Z já enfrentou danos auditivos ligados à música alta

Por Redação Alataj em Notícias 04.08.2025

Uma nova pesquisa do Royal National Institute for Deaf people (RNID), no Reino Unido, ouviu cerca de 2 mil jovens de 18 a 28 anos e indicou que 58% da Geração Z já enfrentou problemas de audição associados à exposição a volumes elevados, incluindo zumbido (tinnitus) e perdas temporárias. 

Embora 75% dos respondentes digam entender o risco de dano permanente em clubes e festivais, 35% afirmaram que não pretendem usar proteção auricular nesses contextos. O levantamento também mostrou caminhos possíveis: 28% se dizem mais propensos a usar protetores se puderem “aproveitar o som” com eles, e aproximadamente um em cada cinco adotaria a proteção caso fosse gratuita e mais confortável.

O dado dialoga com um debate necessário também no Brasil: sistemas de sons potentes são parte de uma boa jornada na pista, mas o cuidado com a saúde auditiva não pode ficar em segundo plano. Medidas simples, como a distribuição de protetores auriculares em eventos, comunicação clara sobre os níveis de decibéis e zonas de descanso auditivo, ajudam a reduzir riscos e demonstram cuidado com o público por parte dos organizadores.

Leia também a matéria escrita pela fonoaudióloga Andrea Soares em 2019 para o Alataj: Audição é o instrumento de trabalho do músico.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025