Se o Shazam já é a ferramenta mais utilizada por amantes da música para descobrir o nome e o autor daquela canção que toca nas pistas, rádios ou TV, agora os ouvintes contam com uma maneira ainda mais intuitiva que vai ajudá-los a caçar as faixas através de uma forma mais interessante: cantando ou assoviando trechos da música.
Desenvolvido pela Google, Hum-to-search é nova função de reconhecimento de músicas pelo usuário, que pode ser cantarolada ou assoviada mesmo que não se saiba a letra correta da canção. O novo app tem a capacidade de identificar as informações da música por meio do reconhecimento de sua melodia, via mecanismo de inteligência artificial incorporado na ferramenta.
O recurso pode ser ativado a partir do ícone de microfone da barra de pesquisa do app da Google, ou pelo comando “que música é essa?” no Google Assistent. À medida que o usuário cantarola a música, a tela indica o volume de áudio, até encontrar uma lista de canções correspondentes ao som detectado. Para ampliar a efetividade dos resultados, o Google utiliza os critérios de identificação com base na popularidade da faixa, garantindo maior precisão para faixas mais conhecidas, o que também é válido para ferramentas como o Shazam.
Em 2017, o Google já havia lançado a ferramenta de reconhecimento musical chamada Now Playing, que operava através da tecnologia machine learning e de redes neurais que conferem uma impressão digital individual para cada faixa. Além do Google e Shazam, o Soundhound também é uma ferramenta muito utilizada por ouvintes de música, executando o reconhecimento da canção através da compreensão da linguagem natural e tecnologia de pesquisas.
A música conecta.