E lá vamos nós para mais uma viagem musical no Radar do Alataj. Cada semana que avançamos aqui nos traz um aumento nas sensações e percepções sobre um verão promissor – assim esperamos, acreditamos, oramos. Digo isso porque desde o surgimento dessa coluna e desse programa (que logo, logo completará sua volta ao Sol) os gatilhos semanais das saudade das pistas são uma certeza na vida das pessoas envolvidas com esse projeto. Acredito que para quem nos acompanha o feeling é o mesmo e, hoje, ao invés de detalhar o que teremos abaixo, vou só agradecer a todos que sempre participam desta troca musical terapêutica.
Tá bom, vou falar só um pouquinho sobre os detalhes: sonoridades modernistas, minimalismo, do retrô ao futurista, um pouco de Electro, genialidade já logo de cara. Hoje estamos bem mais mentais, por isso prepara o cérebro e vem!
Acid King
Artista: Richie Hawtin
Gravadora: From Our Minds
De volta às charts, a sumidade da música eletrônica mundial (ou quem sabe até mesmo fora dele), Richie Hawtin, apresenta Acid King. Seu EP com cinco faixas dão continuidade ao trabalho iniciado em 2020 com Time Warps em uma reaproximação com as pistas. Só que, dessa vez, veremos Richie explorando seu lado mais ácido e delirante bem noventista.
My Bad Your Fault
Artista: DJOKO
Gravadora: Up The Stuss
A qualidade sonora percebida nas produções de DJOKO é algo que surpreende. A riqueza de suas composições e a forma que aplica os elementos já é sua marca registrada. Em My Bad Your Fault teremos um three tracker na alcunha mencionada e ainda um bônus que traz sua outra faceta – Kolter – que fecha o pack com um lado mais futurista e Electro (olha ele aí dando as caras semana a semana), mas claro, tudo bem minimalista.
I’m OK, You’re OK (We’re OK)
Artista: Alan Dixon
Gravadora: Permanent Vacation
Alan Dixon é um dos produtores que têm abraçado fortemente a esfera Indie da música de pista. Mas longe de ser só isso. O EP I’m OK, You’re OK (We’re OK) tem a gravura de um super-selo – algo normal na vida do produtor britânico – e mostra sua versatilidade no ato de criar em um blend sônico que passeia por diversas escolas. Te desafio a dizer quais, valendoooo…
Control
Artista: Fort Romeau
Gravadora: Permanent Vacation
Fort Romeau e nossa dobradinha sequencial de Permanent Vacation. A filha única do produtor britânico marca seu retorno ao selo e vem em sequência da emblemática FWD NRG, um corte de odé às raves do passado. Mesmo não sendo sobre isso, Control é uma faixa mais reta e pulsante, acompanhada por um sintetizador de tensão do começo ao fim.
Madrugada
Artista: Toman
Gravadora: Cuttin Headz
Tomam é um artista que tem sido extremamente assertivo desde seu surgimento. O holandês transita entre House e Techno de forma avançada e trouxe um certo “refresh” com suas produções. Para o EP Madrugada, ele apresenta uma espécie de Funk futurista na faixa-título e uma saída mais melódica e profunda na faixa conclusiva.
Revival
Artista: Scott Diaz
Gravadora: Funky Revival
Scott Diaz traçou um caminho dinâmico durante seus muitos anos devoto à música eletrônica, especialmente para a fatia mais dançante da história. Como um dos nomes fortes na cena UK House, ele está de volta para o Revival. Três faixas de Jackin super carregadas de groove.
Glacial Valley
Artista: Makam
Gravadora: Pariter
A Holanda volta a aparecer por aqui e dessa vez traz Makam. Trata-se de um relançamento para marcar os 15 anos da Pariter. Glacial Valley viaja no tempo através de uma década de história. Um Dub Techno que se adequa perfeitamente às gravuras mais contemporâneas como o Deep Tech.
The Interior Journey
Artista: Argy
Remix: Whitesquare, Aera
Gravadora: Renaissance Records
E como o nome já sugere, prepare-se para uma audição que irá te levar para um passeio em camadas mais profundas. The Interior Journey é o tipo de sequência que precisa de mais uma volta – isso para que você consiga captar todos os detalhes aqui. Alguns detalhes do passado, como o Pós Punk, e muito das sonoridades mais atuais.
Feel
Artista: Sébastien Léger
Gravadora: All Day I Dream
É bater o olho na capa azul com nuvem para saber que o All Day I Dream está de volta. Um dos embaixadores do movimento, Sébastien Léger, traz Feel. O EP de três faixas revela novamente o lado profundo e melódico dentro do House. Destaque para a faixa Feel que traz um teclado com energia do Jazz entrelaçado a um riff de sintetizador.
Balearic Mornings
Artista: HI-LO, Reinier Zonneveld
Gravadora: Filth On Acid
Para o lançamento de número 99 da Filth On Acid, mais uma colaboração entre HI-LO e Reinier Zonneveld. Dessa vez, a junção das ideias faz uma reverência ao verão de Ibiza. Balearic Mornings é uma faixa forte que não tem muita relação com seu nome. Segundo os criadores, o foco aqui foi trazer um pouco da vibração do Trance.
ALL EYEZ
Artista: Pawsa
Gravadora: Pawsa
O londrino Pawsa é um artista que percorre as linhas do Tech House mais contemporâneo e tem se destacado frequentemente com suas produções. Justamente por isso, seguir para linhas mais Deep / Tech é algo esperado, já que ambos flertam muito entre si e essa tem sido uma estratégia bastante explorada. All Eyez é um single que representa muito bem essa costura entre os estilos, quase como uma versão Lo-Fi de Tech House (devaneios da redatora, risos!).
Trains, Planes & Automobiles Remixes
Artista: Biesman
Remix: Adana Twins, Alex Medina, Man Power, Biesman
Gravadora: Watergate Records
Biesmans chega junto novamente na potente gravadora com um EP trabalhado em nostalgia. Indie Dance, referências Disco e linhas de synths que deixam a história retrô em ambas as duas faixas.
Mon Premier Remixes
Artista: Nicolas Duvoisin
Remix: Luciano, Mihai Popoviciu, Christian Burkhardt, Sascha Dive
Gravadora: Fantastic Friends
Mon Premier ganha novo tom, através das reinterpretações, sob o guarda-chuva da Fantastic Friends. Luciano traz uma estética mais suave e baleárica, Mihai Popoviciu honra seu DNA romeno e Christian Burkhardt e Sascha Dive deixam Dub One mais minimalista e profunda.
The Hierophant
Artista: Eelke Kleijn
Remix: Tim Green
Gravadora: Armada Music
The Hierophant figurou algumas altas posições nas charts de Progressive House quando surgiu, mostrando mais uma vez a potência de Eelke Kleijn dentro da vertente. Sua nova versão traz Tim Green em uma abordagem mais calma e sonhadora.
Dreaming Of A Disco
Artista: Baltra
Gravadora: Shall Not Fade
O nova iorquino Baltra está de volta para a Shall Not Fade trazendo mais uma vez seu som que passeia de forma inovadora entre os estilos musicais. Dreaming Of A Disco reúne quatro faixas contagiantes com vocais manipulados e força na camada instrumental.
A música conecta.