Lançamentos

Out Now | VA – Movimento Paralelo Vol. 1 [Metanol FM]

Um dos movimentos já constatados durante essa pandemia global foi a necessidade de artistas se reinventarem dentro de suas próprias esferas de atuação e unir forças para propagar seus trabalhos com mais expressividade. Não foi incomum detectarmos diversos coletivos e labels brasileiros compilando ideias em um mesmo lugar com a finalidade citada no parágrafo anterior. Mas mais que isso, também trouxe uma possibilidade de mais experimentação em estúdio e, por que não, de reinvenção da própria estética sonora, ainda que flutuantemente. É justamente por essas linhas que apresentamos o Movimento Paralelo Vol.1, a primeira parte de uma compilação feita pelo selo coletivo Metanol FM e que marca o início de uma comunidade musical em código aberto, lançada no Dischord, focada na troca de conhecimento, mentoria coletiva e trabalhos em colaboração para fomentar o cenário da música eletrônica nacional.

A cada volume, eles receberão artistas de diferentes regiões e distintas práticas e estéticas sonoras para desenvolverem um trabalho musical a partir de um tema central. Nessa primeira edição, as faixas produzidas por Akin Deckard, Guillerrrmo, Letricia, Ramenzoni, SysEx e Zelada usaram sessões solo de sax gravadas pela integrante do coletivo, Dharma Jhaz, resultando em 13 composições autorais. A ideia é manter o teor mais experimental que a Metanol já abraça e percorrer outras linhas que vão um pouco além da música de pista. Aqui, eles incorporam Jazz, Acid, Breakbeat, Electro, Funk, o saudoso Ghettotech e Techno, em uma simbiose sonora super rica. O álbum foi produzido remotamente pelos artistas envolvidos como um manifesto que visa manter a inspiração musical durante esse período atípico que estamos atravessando.

E como criatividade parece não faltar por aqui, além das faixas presentes, o disco acompanha um conteúdo complementar que reúne material didático, banco de samples, arquivos de imagem, um rack de bateria para o Ableton Live e conteúdos que poderão ser destravados a partir de um código oculto que se encontra na capa do disco. O lançamento acontece nesta sexta-feira (30) pelo Bandcamp, com distribuição digital da Lobster Theremin (UK), masterização por Ramenzoni e artes por Akin Deckard. Confiram!

A música conecta.

Compartilhe