A Rádio Na Manteiga iniciou suas atividades em 2015 e por aproximadamente uma década desempenhou um papel de grande importância na difusão da cultura musical independente na cidade de São Paulo, ecoando por toda a cena nacional. No entanto, o atual modelo de atuação da emissora chegou ao fim. No dia 12 de fevereiro, foi anunciada uma pausa por tempo indeterminado em suas transmissões ao vivo.
Muitos projetos independentes necessitam de um investimento financeiro considerável devido à complexidade e à particularidade do conteúdo gerado. Isso faz com que essas iniciativas só se tornem sustentáveis com a participação de patrocinadores. A ausência desse suporte, muitas vezes, inviabiliza a continuidade de suas operações, e esse foi o principal motivo apontado no comunicado da Rádio Na Manteiga.
O impacto desta pausa e tudo o que ela representa ficou bastante evidente na reação da comunidade, sendo possível observar uma mistura de sentimentos: uma dose de frustração, muita gratidão e, principalmente, grande anseio por um retorno. Essa resposta compartilhada nos comentários do anúncio por diferentes camadas da cena expõe a relevância de projetos como a Na Manteiga.
Rádios e outras iniciativas independentes têm uma função fundamental na construção, expansão e manutenção de uma cena mais rica, completa e diversa. Devemos sempre lembrar da importância e do valor dessas iniciativas.