Skip to content
A música conecta

Tassio Baía grava set no Teatro L’occitane conectando raízes culturais e sonoras

Por Marllon Eduardo Gauche em Notícias 16.08.2024

A fusão de música com locais deslumbrantes é uma combinação que dá muito certo — como prova o sucesso da Cercle. Mas não é preciso importar iniciativas gringas para vivenciar isso aqui no Brasil. Com um convite, um belo espaço e um artista talentoso, grandes momentos podem ser criados. Foi exatamente isso que aconteceu recentemente no Teatro L’occitane, localizado no sul da Bahia, em Porto Seguro. Famoso por sua arquitetura deslumbrante, por receber grandes nomes da música e pelo apoio cultural constante — inclusive, até Peggy Gou já tocou lá — o local foi palco para um set exclusivo de Tassio Baía, tudo devidamente registrado em vídeo, claro.

Tassio é um daqueles diggers que transita por diferentes influências musicais e que consegue explorar texturas sonoras culturalmente diversas em seus sets. Além do House, seu som transita também por esferas do disco, afro, música brasileira, latina e tudo o que se encaixa nesse meio. Em paralelo, ele também é um exímio colecionador de vinil, o que permite que seus sets tenham músicas não tão conhecidas pelo público, mas com aquele punch de pista. Isso fica bem claro neste seu novo material divulgado. 

O artista, que atualmente é DJ residente do Hotel Fasano em Trancoso, já se apresentou em festivais e festas conceituadas como Piknic Électronik Brasil, Avant Garten (ARG), Na Manteiga Rádio (SP), Cardume (SP), Heavy House (SP), Masterplano (BH) e Deputamadre (BH), bem como subiu ao palco ao lado de estrelas como Peggy Gou, Folamour, Natasha Diggs, Manuel Darquart e Bárbara Boeing; agora, teve a oportunidade de mostrar um lado musical diferente, afinal, não tinha público, mas sim uma paisagem pitoresca ao seu redor com uma aura bem especial.

“Me convidaram para gravar o vídeo set para apresentar o teatro sob uma perspectiva diferente do que já foi feito até hoje. Um set que apresentasse uma diversidade de referências culturais na seleção, representando essa diversidade que acontece nos palcos do teatro cotidianamente. Convidamos o fotógrafo e videomaker Bruno Pinheiro, residente de Trancoso, para cuidar da parte visual e criativa do projeto, e bum”,

nos conta Tassio, sobre o projeto.

Portanto, para escolher quais músicas seriam apresentadas, houve um enorme cuidado envolvido. “Primeiramente pensei em algo tropical e que se transformasse numa balada gradualmente. Trancoso é muito conhecida por sua proximidade com a música eletrônica. No passado, rolava muita lambada e a disco music era muito forte”, lembra. Então, o set abre justamente com uma abordagem disco. Depois, para celebrar as raízes e a cultura africana que é muito forte na região, entra um Afro House, mixado com um zouk francês bem tropical, seguido de um latin house dos anos 90… o set realmente conecta diferentes influências musicais que fazem parte da cultura local. 

Confira o tracklist do set:

  • 1. Tago Mago (Latine Soul remix) – Kaoma
  • 2. Ebenezer (Aroop Roy Remix) – K.O.G
  • 3. Trianga – Sa I Ka Vwe (Nofraje Edit)
  • 4. People! Gente! (Mallorca Mix) – Crazy Eddie & Q.Q. Freestyle
  • 5. Se Sue Remix – D.I.M. Concept
  • 6. Boomshanka – Movin
  • 7. Don’t You Worry feat. ShezAr (DJ Spen & Reelsoul Remix) – Shezar, The Joi-Fuhl
  • 8. Rave Éveillée – Deborah Aime La Bagarre
  • 9. Chiquita (Rifts Epic Ripoff) – Rifts Tarta Relena
  • 10. Guilty As A Girl Can Be (RFX Edit) – Fauve Records
  • 11. Don’t Touch That Dial (feat. Yuuko Sings) (Make A Dance Remix) – Django Django

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025