Notícias

Todas as Palavras une a inspiradora história de Johnny Luiz e trilha de L_cio, em uma mensagem rica sobre coragem e diversidade

“NÃO TENHA MEDO DE SER QUEM VOCÊ É NUNCA. Foi isso que eu fiz e hoje sou muito feliz”

Uma história de provação, força de vontade, superação e renascimento. A trajetória de Johnny Luiz como pessoa trans e ex-usuário de drogas é forte, inspiradora e retrata uma realidade tão marcante em uma sociedade ainda desigual, controversa, acompanhada de preconceito e com a errônea necessidade de encaixar estereótipos que causam desconforto e angústias. 

Estes sentimentos nortearam a vida de Johnny desde sua infância, quando tinha que vestir roupas femininas por ser uma menina para a sociedade. Com o passar dos anos, foi se conhecendo e descobrindo, mas ao mesmo tempo rumando para um caminho sombrio que o levaram ao vício e tráfico de drogas. Através do boxe e do ciclismo encontrou forças para se reerguer, buscar o verdadeiro Johnny que habita seu corpo e, em suas palavras “buscar a cada dia uma razão para vencer eu mesmo, sempre!”.

O exemplo de superação inspirou André Lion e Felipe Lion, da produtora Central Content, que decidiram transmitir essa história e mensagem através do vídeo Todas as Palavras. Diretores do projeto, eles afirmam que “Todas as Palavras acaba sendo uma metáfora para aquilo que tem que ser dito. Esse filme é uma descarga de sentimentos intensos que preenchem muitos espaços e Todas as Palavras também traz essa ideia de ocupação e multiplicidade”.

A jornada visual é uma imersão na experiência de vida de Johnny, alternando-se entre momentos de contemplação e ação de um ser humano altamente conectado com a cidade – São Paulo – e sua intensa movimentação. Ao longo das imagens expressivas e impactantes, Johnny levita em um cenário urbano e “acorda”, como num despertar para a verdade. “É uma alegoria musical e visual da trajetória do Johnny e que mistura um pouco sonho e realidade”.

A parte sonora dessa alegoria ficou por conta do musicista, compositor e produtor Laércio SchwantesL_cio – escolhido a dedo pelos diretores, que já acompanhavam e admiravam seu trabalho. “O som do Laércio é muito rico em elementos e provoca uma alternância de sentimentos de contemplação e ação que foi perfeita para a concepção do filme”. 

Laércio conta que, quando do contato com ele, ficou muito feliz da escolha por suas músicas para a trilha. “Duas das músicas já haviam sido selecionadas pela produtora do vídeo, e posteriormente mostrei uma música nova que foi aprovada por todes”. A trilha é composta pelas faixas Complet e Avante, que integram o álbum Poema, e a faixa HOPE, lançada em dezembro de 2020, na coletânea do label CALDO (São Paulo). 

Mas, para Laércio, mais do que participar de um trabalho de alto nível, a alegria foi colaborar para um projeto que conta a história de Johnny, conhecido de longa data. “Foi uma honra fazer parte desse projeto, ainda mais contando a história do Johnny. Saber que meu trabalho tem sensibilidade e conexões com temáticas tão ricas e necessárias me faz querer continuar a fazer música”.

André e Felipe compartilham do mesmo sentimento: “foi incrível poder trabalhar com o Johnny e poder construir um projeto que fala sobre coisas fundamentais da nossa sociedade. Ele é uma pessoa única e inspiradora, que abriu a vida inteira dele, sem ressalvas, num ato de muita coragem”.

O protagonista do filme nos disse que, na sua visão, “a ideia de mensagem do vídeo é que todos nós podemos vencer nossos medos, nossas frustrações, angústias e até mesmo o vício”. 

“Eu sempre carreguei algo comigo que eu sabia que tinha que mudar, mas nunca soube o que. Desde criança eu me sentia desconfortável com meu corpo. Com roupas que ‘tinha que vestir’ por ser menina para a sociedade. Então ao longo dos anos eu tinha uma aparência andrógina que não se encaixava nem em um gênero nem em outro. Então conheci histórias de pessoas trans. Daí pra frente eu decidi…vou me transicionar. Não tive medo, pois eu já estava plenamente decidido porque só eu sabia o quanto isso me seria libertador. E foi!!! Foi renascer…”

O Alataj tem o prazer de apresentar em primeira mão o resultado desse projeto, o qual uniu Johnny Luiz a uma equipe que, para além da competência profissional, compreende a necessidade de levantar esses tópicos tão importantes, da grandeza do ser humano enquanto indivíduo e que também trabalha para propagar a ideia de uma sociedade plural, com igualdade em respeito por suas histórias, escolhas, sentimentos e pelo simples ato de ser quem se é, por dentro e por fora. “O ser humano é amor. Ele é se ele quiser”.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO: TODAS AS PALAVRAS

APRESENTANDO: JOHNNY LUIZ

MÚSICA: L_cio 

PRODUZIDO POR: CENTRAL CONTENT

DIREÇÃO: ANDRÉ LION E FELIPE LION

PRODUTORES: CESAR RIVITTI E FERNANDO MOYSÉS

FOTOGRAFIA: FELIPE LION

MONTAGEM: ANDRÉ LION E ANDREI MOYSSIADIS

SOUND DESIGN: ANDREI MOYSSIADIS

DESIGN: ZIQUE GIRÃO

SUPERVISÃO DE PÓS: MAX LAUX

COLORISTA: SERGIO PASQUALINO JR

COORDENADOR DE PRODUÇÃO: THIAGO AYROZA

SUPERVISÃO DE EFEITOS: THIAGO ZARAGOZA

SOM DIRETO: IVAN MUNIZ

ASSISTENTES DE CÂMERA: RENATO LEITÃO; LUCAS ELIAS

EQUIPAMENTOS MARK FILMES

TRANSPORTE: FERNANDO SOARES; ROSEMBERG

AGRADECIMENTOS FERNANDA RESSTOM

                                   CL SALVARO

                                   LUCAS RENÉ                                   

                                   CASA DO PRODUTOR

                                   CLAUDIO SILBERBERG

                                   DOC RECORDS

“COMPLET”

Written by LAERCIO SCHWANTES IORIO
Performed by L_cio
Produced by: L_cio & Gui Boratto
“Complet” is taken from the album POEMA by L_cio

Published by Truelove Music (PRS)

L_cio appears as courtesy of DOC Records and Truelove Music

“AVANTE”

Written by LAERCIO SCHAWANTES IORIO
Performed by L_cio
Produced by: L_cio & Gui Boratto
“Complet” is taken from the album POEMA by L_cio

Published by Truelove Music (PRS)

L_cio appears as courtesy of DOC Records and Truelove Music

“HOPE”

Written by LAERCIO SCHAWANTES IORIO
Performed by L_cio
Produced by: L_cio
Published by Truelove Music (PRS)

L_cio appears as courtesy of  Truelove Music

All songs Composed by Laercio Schwantes Lorio (UBC) and published by Truelove Music (PRS)

A música conecta.

Compartilhe