Já diria a sábia frase: onde há mulher, há magia.
Como mulher, posso afirmar que sim. Na história do mundo, mulheres figuram papéis de suma importância dentro de uma esfera chamada pioneirismo. Se ser pioneiro em algo é um feito que demanda muita energia, imagina quando você nasce mulher. Complexo. Mas a verdade é que mesmo diante de um cenário abstruso, isso nunca nos impediu de tentar – e nem irá. A luta das mulheres por equidade e respeito na sociedade é secular. É uma luta longa e incessante. A cada dia, um novo capítulo é escrito. Desde as bruxas perseguidas na Idade Média, até as sufragistas que foram às ruas para conquistar seu direito de votar, ou algo tão simples como o direito de poder dirigir, como rolou recentemente na Arábia Saudita. É impossível separar os períodos importantes da humanidade das conquistas feministas que fluíram junto à história, basta observar.
Afinal, olhe bem ao seu redor. Quantas mulheres dividem espaços profissionais com você? E nas universidades, já percebeu como a presença feminina é cada vez maior? Apesar de termos participação expressiva no mercado e, por vezes, sermos consideradas mais competentes, ainda assim sofremos com a discrepância de salários e de oportunidades. Isso sem mencionar a discriminação em âmbitos ainda muito masculizados. Quando pensamos em um evento como o Women’s Music Event fica difícil não relacioná-lo aos fatos mencionados acima e a reflexão profunda que existe por trás de uma premiação que protagoniza e empodera as mulheres. Nas artes, essa discrepância não é diferente, pelo contrário, pode ser mais latente, já que essas pessoas acabam sempre expostas. É por isso que novamente personagens ousadas surgem na história para abraçar o pioneirismo e mudar o rumo das coisas.
Criado por Claudia Assef, Fátima Pissarra e Monique Dardenne, esse movimento tem injetado força sobre a conscientização e valorização do papel da mulher na música. Após o WME Conference RMX, que esse ano foi inteiramente virtual e trouxe diversos painéis de grande relevância, oficinas, shows virtuais e um conteúdo muito inspirador que reverberou para mais de 19 países, agora é a vez dessa história totalmente feminina chegar ao seu clímax. O WME Awards By Music2! acontece na próxima terça-feira (8), também em formato híbrido, respeitando todas as normas de segurança da OMS. O evento que premia e enaltece mulheres que trabalham com a música em diversos âmbitos está em sua quarta edição.
A apresentação acontece no Auditório do Ibirapuera, sob o comando de Preta Gil e Karol Conka, transmissão exclusiva pela TNT. Para essa edição, duas grandes sumidades da música brasileira serão homenageadas: a cantora, compositora e multi-instrumentista Alcione e uma homenagem póstuma à cantora Elis Regina. Duas potências femininas que contribuem demasiadamente com a história da música brasileira. Serão 17 categorias, sendo 3 novas que visam uma maior coerência com as diretrizes do ano: Melhor Live Musical por júri técnico, Melhor Live Musical por voto popular e Inovação na Web. Algumas categorias também foram direcionadas ao voto popular. As apresentações musicais serão geridas por Vera Egito e uma potente equipe de mulheres envolvidas com a área técnica. Além disso, são 300 embaixadoras espalhadas por todo o país, responsáveis pelas mais de 1500 indicadas aos prêmios.
Os efeitos de um evento assim, enquanto representatividade e força propulsora para essa gama de profissionais é inegável, basta analisar os próprios números. Foram mais de 50 mulheres indicadas na categoria de Produtoras Musicais e mais de 30 nomes para Diretoras de Clipes, ambos os números comprovam o crescimento da ala feminina em profissões bastante estigmatizadas. Outro feito muito louvável e que merece total destaque é a parceria do WME com a Budweiser ao lançarem o aplicativo Profissionais WME, que cria uma base de dados nacional, centralizando profissionais das mais diversas áreas do meio musical. E adivinha? Todas mulheres. Não tem como sair desse texto sem se sentir orgulhosa e empoderada, hein?
Em um manifesto à música, arte, tecnologia e ao feminino, o WME vem mais uma vez para trazer inovação e impacto. E através do seu próprio acontecimento, reforça nossa luta diária por dias mais justos, enaltece o talento de tantas profissionais importantes para o cenário e inspira a todas que atuam nesse universo e que sonham em ingressar nele. Por isso, não deixe de prestigiar mais um momento histórico para as mulheres.
Confira abaixo as indicadas:
Produtora musical
Malka Julieta
Natália Carrera
RÁAE
Ana Frango Elétrico
Vivian Kuczynski
Diretora de videoclipe
Camila Tuon
Joyce Prado
Belle de Melo
Nina Torres
Sabrina Duarte
Instrumentista
Érica Silva
Michele Cordeiro
Lan Lanh
Silvanny Sivuca
Maira Freitas
Compositora
Luedji Luna
Céu
Waleria Leão
Lari Ferreira
Letrux
Empreendedora Musical
Nicole Balestro
Luciana Simões
Dani Rodrigues
Flavia Cesar
Heloisa Aidar
Jornalista Musical
Kamille Viola
Lorena Calabria
Adriana Barros
Isabela Yu
Patricia Palumbo
Radialista
Fabiane Pereira – Faro MPB
Roberta Martinelli – Eldorado FM
Patricia Palumbo – Rádio Vozes
Sarah Oliveira – Eldorado FM
Sheila Campos – Rádio Cultura FM
Inovação na Web
Festival No Ar Coquetel Molotov 2020
Festival Sarará 2020
Bivolt Experiência Interativa 110v e 220v
Canal U – Manas Twitch
Lives Teresa Cristina
Melhor Live
Gal Costa – 75 Anos
Mariana Aydar – Ao Vivo na Casa de Francisca
Tulipa Ruiz – Noire
Ana Canãs – Canta Belchior
Elza Soares – Jazz
Álbum
Mahmundi – Mundo Novo
Jup do Bairro – Corpo Se Juízo
Luedji Luna – Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água
Lexa – Lexa
Daniela Mercury – Perfume
Cantora
Luisa Sonza
Luedji Luna
Anitta
Marília Mendonça
Elza Soares
DJ
Eli Iwasa
Tata Ogan
Tamy Reis
Lys Ventura
Mílian Dolla
Música Mainstream
Giulia Be – Menina Solta
Luisa Sonza – Braba
Manu Gavassi e Gloria Groove – Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim
Mila Mc Jottapê – O Amor Que Tu Perdeu
Anitta Feat Cardi B & Myke Towers – Me Gusta
Música Alternativa
Letrux – Déjà Vu Frenesi
As Baías, Cleo – Você é do Mal
Luedji Luna – Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água
Drik Barbosa – Tentação feat. ÀTTØØXXÁ
Ju Strassacapa – Duas Águas
Videoclipe
Luisa Sonza – Braba
Manu Gavassi e Gloria Groove – Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim
Anitta, Lexa Luiza Sonza feat. Mc Rebecca – Combathy
Tássia Reis – Dollar Euro Feat Monna Brutal
Céu – Corpocontinente
Revelação
Jup do Bairro
Agnes Nunes
Carol & Vitoria
Tainá Costa
Souto MC
Live Musical
Simone e Simaria
Luiza Sonza
Ivete Sangalo
Marília Mendonça
Solange e Marcia Felipe
A música conecta.