Aprender a arte da produção musical é uma ferramenta valiosa não apenas para quem pretende criar suas próprias faixas, mas para todos os profissionais que trabalham diretamente com música. DJs, músicos e produtores que dominam os conhecimentos técnicos e teóricos de produção conseguem garantir maior amplitude em seus trabalhos dentro ou fora das pistas.
Esse campo de estudo, que antes era reduzido a um número pequeno de entusiastas por depender de um estúdio equipado que proporcionasse um aprendizado satisfatório, agora é possível a um número muito maior de pessoas graças às DAWs (Digital Audio Workstation), que concentram os principais esforços no ambiente digital.
A DAW mais conhecida atualmente – e queridinha dos maiores produtores – é o Ableton Live, software número um do gabaritado Andre Salata. Podemos falar sem exageros que Salata é um dos maiores produtores de música eletrônica do Brasil e ainda possui mais de uma década de experiência como professor de produção musical.
O artista é um dos poucos no mundo a possuir certificado de docência emitido pela própria Ableton, título concedido a apenas outros 13 professores no Brasil, e criador de um curso inteiramente online de produção musical com Ableton Live. Esse curso era ofertado a um número limitado de alunos, apenas quando novas turmas eram abertas em sua Comunidade de Áudio, mas agora está sendo comercializado individualmente.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre o software, mas ainda tem dúvidas se é realmente a melhor escolha para iniciar os estudos em produção musical, nós vamos ajudar você. Listamos abaixo as cinco principais vantagens oferecidas pelo Ableton Live que o diferenciam de outras DAWs:
1. Crie, manipule e salve seus sons do jeito que preferir
Sua liberdade criativa é potencializada com a usabilidade de multicamadas oferecida pelo Ableton Live e libera você de se limitar a um processo linear para construir suas faixas.
O software permite que você crie pequenos trechos sonoros, coloque-os em loop, inclua outros componentes musicais que já estejam prontos, modifique cada um desses elementos individualmente e ainda consiga gravar toda essa performance para uma edição posterior.
2. Melhore sua experiência com o uso de controles MIDI de forma facilitada
O Ableton Live possui uma série de controladores como o AKAI APC 40, que foram desenvolvidos especialmente para ele e ainda permite que você conecte uma infinidade de outros controladores para facilitar seu manuseio, sem precisar utilizar mouse ou teclado.
A inteligência do software também permite que você crie marcadores e mapeie diferentes knobs para controlar diversos parâmetros ao mesmo tempo. Mais do que isso, você pode criar suas próprias ferramentas dentro do Ableton Live para executar as ações que você desejar e tornar todo o processo de produção mais intuitivo e desatado.
3. Personalize o programa para atender ao seu estilo de produção
As versões mais recentes do Ableton Live são equipadas com a ferramenta Max 4 Live, que transforma o software em um ambiente de produção audiovisual. Com essa nova expansão, você pode adaptar o ambiente do Ableton Live para ele funcionar do jeito que você quiser. Crie seus próprios efeitos, parâmetros, instrumentos e muito mais sem ter que se limitar apenas à origem de elementos puramente sonoros.
4. Transite entre a produção e o live act
O Ableton Live é a principal ferramenta que compõe o set up dos artistas que se apresentam em live act, isto porque ele permite que você trabalhe com duas visões diferentes, cada uma dedicada a um tipo específico de execução.
A arrangement view apresenta todos os seus componentes sonoros em linhas horizontais, um abaixo do outro, para que você consiga editá-los e posicioná-los da maneira mais adequada de acordo com a faixa que você deseja construir.
Já a session view lista seus componente lado a lado e cria diversos slots verticais onde você pode criar loops, colar trechos gravados e modificar toda a sonoridade do componente do jeito que você quiser, em tempo real.
5. Amplie a capacidade de utilização com ferramentas externas
Nós já comentamos que o Ableton Live é totalmente personalizável e permite que você crie suas próprias ferramentas de manipulação de som. Mas ele tem uma característica ainda mais atrativa, especialmente para quem está aprendendo: o software aceita ferramentas de fontes externas.
Você pode baixar as ferramentas que atendam às ações que você deseja executar e plugá-las direto no Ableton Live, sem a necessidade de criar todas as parametrizações sozinho. E, claro, essas ferramentas não estão limitadas a dados de origem sonora, o que permite que você trabalhe com sistemas interativos em suas produções musicais.
Se você chegou até aqui, provavelmente é porque está mesmo interessado em dar início à vida de produtor musical ou se aprofundar nos estudos dessa arte que transforma a vida de todos nós, apreciadores de música. Você pode conferir todas as informações do curso que Andre Salata está oferecendo aqui.
A música conecta.