Skip to content
A música conecta

Papo de Estúdio | L_cio explica como faz texturas com o som da flauta

Por Laura Marcon em Papo de Estúdio 13.04.2020

Foto de capa por Lynna Annyl

Admirado e querido por todos, seja dentro da cabine ou fora dela, Laercio Shwantes, o famoso L_cio, ganhou o público e colegas de trabalho através do seu live act imponente e cheio de personalidade desde o primeiro momento em que decidiu subir aos palcos. A verdade é que ele dispensa grandes apresentações. Muito provavelmente você acessou essa matéria só por ter visto seu nome no título, não é?  L_cio inventa, se reinventa e evolui constantemente dentro da sua música e segue nos mostrando que por ali sobra criatividade e competência.

A contribuição do artista vai além das apresentações e quem o acompanha mais profundamente sabe da sua disposição em compartilhar ideias e conhecimento. Recentemente, L_cio lançou uma série de vídeos onde ele abre seu estúdio e apresenta técnicas de produção e o processo criativo de faixas de sucesso. O projeto, que se chama INDOOR — com suporte da marca de cerveja Beck’s — tem 4 episódios e todos já estão disponíveis para visualização.

Por aqui ele compartilha o processo de produção do seu live act, especialmente em relação à junção de elementos eletrônicos com o toque da flauta, instrumento que caracteriza seu trabalho.

L_cio

Uma das sonoridades que mais me deram destaque na minha carreira, foi a da flauta. O uso dela me proporcionou experimentações que vão para além do próprio som do instrumento.

Em 2010 ou 2011 fui para a Europa e lá encontrei e gravei com o Patrice Baumel, que naquela época me mostrou um software chamado Paul Stretch — ele é gratuito, porém você pode pagar/doar para dar suporte aos desenvolvedores. O Paul Stretch literalmente estica em até 3 dias qualquer som, proporcionando um resultado final de ambiências e texturas impressionantes. É daí que vou mostrar pra vocês o que fiz com um take de flauta (abaixo) processado no Paul Stretch.

Primeiramente selecionei o som da flauta no software.

Estiquei o som em 30 minutos e 21 segundos aleatoriamente (há outros parâmetros para trabalhar também).

Na página “Process” trabalhei com as oitavas (Octave Mixer), Spread, Noise/Tonal, Compress… Lembro que há muito mais possibilidades no uso do Paul Stretch.

Escutando o take dele, selecionei o trecho que poderia ficar melhor com a flauta.

Após o bounce, dei mais uma selecionada no trecho de áudio da ambiência criada e o som foi esse:

 

Após (abaixo), a soma da flauta com a ambiência feita com o som dela mesma… espero que tenham gostado!

 

A música conecta.

+++ Relembre a entrevista que fizemos com L_cio em 2018

+++ Confira outras dicas de produção em nossa coluna Papo de Estúdio

A MÚSICA CONECTA 2012 2024