Skip to content
A música conecta

Makam eternizou uma noite em Floripa

Por Alan Medeiros em Reviews 30.06.2015

Depois de Koze, Miss Kittin, Pachanga Boys, Carl Craig, San Proper e outras lendas da música eletrônica, o Terraza acertou em cheio novamente ao trazer o holandês Makam. Nome forte do respeitado Dekmantel e que vinha de uma intensa jornada de apresentações, que incluía uma recente apresentação no Boiler Room em Barcelona.

Desde que seu nome foi anunciado, nos organizamos para passar um fim de semana inteiro em Floripa. Já que boa parte da nossa equipe mora na região de Balneário Camboriú, não queríamos fazer um bate volta. Curtir a noite sem outras preocupações era uma meta importante. Acertado todos os detalhes, partimos até a ilha e logo de cara nos impressionamos com a quantidade de carros que havia no estacionamento, seria uma noite de casa cheia.

Quando entramos na casa, Gromma fazia os trabalhos do warm up. Desde sua apresentação no Warung em 5 de Julho do ano passado, quando o curitibano fez um excelente set na festa que tinha Barem e Stimming no line up, temos acompanhado seu trabalho de perto. Mais uma vez, foi muito bom vê-lo em ação. Um som muito bem contextualizado ao headliner da noite e uma seleção musical muito agradável foram os pontos fortes de sua apresentação. Destaque também para o mix de influências presente em seu set.

Na sequência, ouve sim uma quebra de ritmo. O live do Elekfantz, segue uma linha diferente da dos demais artistas da noite. Porém, é necessário entender e respeitar que muitas pessoas estavam ali para acompanhar Daniel e Leo – prova disso foi a resposta da pista, a mesma que adorou Makam na sequência -. A apresentação foi praticamente igual a que assistimos no Garden do Warung no fim de semana anterior. Set baseado no recente álbum da dupla e tendo como ponto alto os hits She Knows e Diggin on you.

Quando Makam entrou no palco, ele começou a construir sua história do zero. Durante pouco mais de quatro horas o sentimento que eu tinha era de privilégio. Sim, me sentia privilegiado de poder ver ao vivo tal apresentação. Logo de cara veio seu remix para Set it off, apenas incrível. Na construção do set ele mostrou uma da suas principais qualidades: a versatilidade. Mas não daquelas que soa desinteressante e sem identidade. Makam agiu com tranquilidade e passeou pelos estilos que o caracterizam. Com bons momentos de house e techno, deixou para quando a escuridão da noite prevalecia um conjunto de tracks mais pesadas, ao amanhecer o dia, seu set foi ganhando contornos finais com o mesmo brilho de seu início. Pela pista e pelo artista, teríamos ido mais longe. Como escrevi em um texto na coluna da Troally ontem, Makam deixa mais que uma boa apresentação para o Terraza, deixa o ensinamento que uma evolução é necessária e está acontecendo, com passos cuidadosos e inteligentes. A música conecta as pessoas!

A MÚSICA CONECTA 2012 2024