Para produtores de Techno, lançar uma faixa pela Soma Records é, de certa forma, fazer parte de uma das histórias mais sólidas e respeitadas do Techno europeu, algo que agora KaioBarssalos e Maccari podem se orgulhar. A dupla colaborou em Snake Shaker, lançada no final de maio na SOMA NEU Vol. 3, compilação dedicada a revelar novos nomes com propostas sonoras ousadas e alinhadas ao espírito da tradicional label escocesa. Com 141 BPM e texturas que soam como se o ouvinte estivesse entre dutos metálicos e corredores subterrâneos, a faixa simboliza com precisão o ponto de encontro entre a identidade dos dois produtores.
De um lado, KaioBarssalos, artista que cresceu imerso na cultura clubber e hoje possui uma discografia sólida, com lançamentos pela Planet Rhythm e Suara, além de apresentações marcantes em pistas como Tresor, Moog e Sisyphos. Do outro, Maccari, produtor paulistano com sonoridade crua, direta e intensa, já reconhecida por nomes como James Ruskin, Rene Wise e Richie Hawtin, e uma abordagem que privilegia pressão e fluxo contínuo.
A conexão entre os dois começou dentro da Comunidade de Áudio de Andre Salata, onde Kaio é tutor e, Maccari, aluno, mas se fortaleceu no estúdio e na pista, com colaborações em andamento e o primeiro b2b no final de junho, no evento da UnderDivision com a Goma Room que teve Alarico como headliner.
Para esta edição especial da Secret Files, propusemos algo diferente: uma curadoria compartilhada. Cada artista selecionou cinco faixas que representam sua leitura pessoal de pista, influências, ferramentas e atmosferas que ajudam a entender como eles constroem tensão, liberação e dinâmica em seus sets. O resultado é uma seleção densa e enérgica. Confira:
Pierce – Vairoc
Maccari: Um produtor que sempre está presente em minhas playlists é o Pierce, essa track provavelmente é uma das minhas favoritas dele e tenho tocado ela desde que recebi a promo há algum tempo.
TWR72 – Breath
Maccari: Essa track eu já toquei em diferentes horários e em diferentes BPMs e sempre funciona bem na pista. Gosto muito do groove tribal, mas com um toque de minimalismo que mantém o loop cativante e interessante.
Nørbak – Camarada
Maccari: Nørbak é uma grande referência nas minhas produções, principalmente no quesito sound design. Nessa track temos uma aula de modulações e variações. Uma track um pouco mais densa, mas ainda bem groovada e dançante.
Sterac – Coin Flippers
Maccari: Sterac é um artista que dispensa apresentações, uma lenda. Tenho tocado essa track desde o release e é sempre muito eficaz na pista para criar um momento de respiro sem necessariamente um break longo, gosto muito da melodia e como ela se desenvolve.
FORUM – Virtues
Maccari: Toco muitas tracks desse artista e gosto muito de usar como layer durante os sets, essa é uma que tenho tocado faz algum tempo e sempre funciona bem na pista, principalmente em algum momento mais peak time.
KaioBarssalos, Fukumachi – Blind (Fukumachi Remix)
KaioBarssalos: Essa track é um dos remixes favoritos que eu já recebi. Ela manteve as raízes da minha versão original, mas trouxe um ar de tensão com esse novo lead que o Fukumachi criou nos mesmos acordes.
Sev Dah – Tovaris
KaioBarssalos: Uma das minhas ambiências favoritas que eu já utilizei de intro diversas vezes nos meus sets. Perfeita para criar uma atmosfera na pista e puxar atenção de quem tá presente.
Noah Tauber – 90909
KaioBarssalos: Noah Tauber é um dos meus artistas favoritos atuais. Recentemente recebi algumas promos dele e todas soam muito bem. Sua característica sonora futurista e cheia groove funciona muito bem na pista.
Mathys Lenne – A Chemical Love Story
KaioBarssalos: Genialidade em forma de música. Mathys Lenne é uma das minhas grandes referências na hora de buscar faixas, ou produzir. Essa track em especial me cativa por ser um loop constante com atmosferas que prendem a atenção.
Rodent – Volta
KaioBarssalos: Essa track é potência de uma maneira inexplicável, funciona bem em qualquer pista em qualquer horário. Ela é macia de se ouvir e transforma qualquer layer em camadas atmosféricas.