Skip to content
A música conecta

Secret Files 005 | Amotik

Por Isabela Junqueira em Secret Files 16.04.2024

Com uma visão vanguardista e uma paixão inabalável pela experimentação sonora, Amotik vem construindo uma carreira que o destaca como um dos artistas inovadores do techno contemporâneo. Baseado em Berlim desde 2014, ele vem absorvendo influências da cultura berlinense e exprimindo através de sets hipnóticos e imersivos, com atmosferas envolventes que cativaram audiências ao redor do mundo, consolidando também a sua reputação como um dos principais expoentes do gênero. Enquanto produtor, a sua música também é dinâmica, energética e atmosférica, mergulhando profundamente nas texturas sonoras e na narrativa emocional que caracterizam sua abordagem particular.

Estreando em 2015 com uma série de EPs em seu selo autointitulado e posteriormente apresentando suas produções em excelentes vitrines musicais como 47, Bpitch e Figure, 2019 foi o ano que marcou o lançamento de seu álbum de estreia, Vistār, seguido pelo lançamento do seu segundo álbum, Patanjali, em 2022. Ambos foram fundamentais para validar a capacidade do produtor em criar paisagens sonoras que evocam uma sensação de tensão e mistério equilibradamente, além do reconhecimento como uma figura visionária. No ano passado, o artista também criou um novo selo, o AMTK+, fornecendo uma plataforma para artistas com ideias semelhantes que o inspiram.

Amotik é residente do Goethe Bunker e vem de turnês que o levaram aos decks de venues como Berghain, De School, fabric, Fuse, Khidi e Printworks, só para mencionar alguns, além de ser uma presença regular na querida HÖR, que virou uma espécie de instituição berlinense. Comandando a AMTK Radio, ele oferece sets cuidadosamente selecionados, mas também artistas convidados, além de fornecer comentários perspicazes, enquanto compartilha atualizações ocasionais sobre o clima de Berlim. No início deste mês, acompanhado por sua esposa, Tina Ramamurthy, Amotik lançou o EP Amotik 014, o que abriu as portas para este convite para colaborar conosco em um volume da Secret Files. Nesta nova edição, Amotik compartilha e comenta 10 faixas, algo que além de fazer muito bem, nos dá um senso de maior compreensão sobre seu universo musical! Confira na sequência as suas escolhas e considerações…

BLANKA – I Need You

Tenho adorado o que BLANKA tem feito no estúdio ultimamente, e essa é realmente uma das minhas favoritas, que aparece em praticamente todos os meus sets. A ser lançada em maio na BINÄR.

Translate – Disk Platter

Este tem sido um verdadeiro pilar em meus sets há meses… parece haver algum techno realmente incrível vindo da Argentina ultimamente e esse é um excelente exemplo do som que eu adoro de lá. 

Milo Raad – Turnover

Bombeando aqui coisas de Milo Raad no horário de pico. Este definitivamente cumpre o que se propõe e soa muito bem em um club.

Kameliia – 120 Miles An Hour

A excelente estreia de Kameliia no SK11. Tenho acompanhado o que Kameliia tem feito desde que sua faixa Less Effects foi lançada no Overbalance, e fiquei feliz em lançar um EP dividido dela na minha gravadora (AMTK+) ano passado. Ela é definitivamente alguém com um futuro brilhante pela frente.

Psyk & Orbe – Atonal

Dois dos meus favoritos se uniram e fizeram um disco matador no sempre excelente Mote Evolver. Adoro o que cada um desses dois faz individualmente e em par, é uma ótima combinação!

Julia Govor – Manovra Di Gravità

Retirado do álbum de Julia na Semantica, adoro a sensação espacial deste — é algo que eu normalmente usaria em meus sets para respirar um pouco no meio do caminho ou para diminuir lentamente as coisas no final de um set. Tem aquela ótima mistura de poder e calor.

Vidrik – Punte

Vidrik tem uma ótima maneira de manter as coisas bem simples, mas também traz energia. Este tem um belo drone percorrendo o fundo e muito movimento para manter as coisas interessantes. Acabei de comprar. Hoje, na verdade. Ainda não toquei, mas farei isso em breve com certeza.

https://duplicityrecords.bandcamp.com/track/punte

Rene Wise – Dry Beetle

Rene Wise lançou seu novo selo Moving Pressure fazendo exatamente o que ele faz de melhor, com seu som característico.

Lewis Fautzi – Sauerstoff

Uma mais antiga e profunda de Lewis Fautzi que recentemente trouxe de volta aos meus sets de DJ. Adoro o tom que isso dá logo no início com aqueles bleeps hipnotizantes mais lentos. 

LA-4A – Verso

Retirado do álbum Folio de Kevin Mchugh, também conhecido como Ambivalent e como LA-4A. Homem de vários gêneros e que, de alguma forma, se destacou em cada um deles. Eu usei essa faixa para iniciar ou terminar os sets para dar algum espaço para respirar. Vale muito a pena conferir o álbum inteiro.

Amotik 014 está disponível no Bandcamp, Beatport, Spotify e demais plataformas de streaming.

Conecte-se com Amotik: Bandcamp | Instagram | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024