Skip to content
A música conecta

SPM 21 | Doppel: 5 elementos essenciais na criação de um álbum

Doppel é o projeto de apresentação Live de música eletrônica do produtor e DJ australiano Andy McMillan. Ele acaba de lançar seu primeiro álbum, Eucalyptograph, pela Open Records, contando com 11 faixas, ricas e complexas, cheias de emoções como é de costume em suas produções. Com lançamentos em ótimas gravadoras como a Einmusika Recordings, Bassic Records, além da Open e diversas outras, o artista é um excelente nome para quem gosta da fusão de belas melodias com o House. 

Todo álbum é um grande projeto e marco para um artista, é a oportunidade de se expressar de maneira mais definitiva, duradoura, com uma história sendo contada, podendo abranger um espectro maior de estilos que EPs e “singles” não conseguem. Claro, com todas essas vantagens, também vem o trabalho muito maior ao produzir, desde ser um número maior de faixas a querer fazer algo mais artístico e único. É sobre isso que Doppel compartilha na Semana de Produção Musical do Alataj.

Doppel

Conceito

Passe algum tempo visualizando ou pensando sobre o que você deseja criar. Ter um punhado de faixas que falam entre si e estão relacionadas sob um conceito mais amplo pode, ou não, ser importante para você, mas penso que realmente ajuda a colar tudo junto e envolver o ouvinte no mundo que você está tentando criar. Ter essa visão em mente ajudará seu processo criativo. Isso se estende a arte da capa do álbum e tudo que envolve o escopo da música.

Detalhes versus o contexto maior

Não se preocupe muito com os detalhes. Se você tem um conceito forte em mente ou está partindo com a intenção de escrever um álbum, defina os pontos chaves com confiança na ideia que você tem em mente. Assim você terá mais facilidade para criar a base de quantas faixas quiser. Você pode jogar coisas fora e adicionar mais depois, mas criar um corpo maior de trabalho requer uma base forte, você pode adicionar mais detalhes e texturas depois.

Terminando faixas

Similarmente ao último ponto, escrever 11 ou mais faixas ao mesmo tempo pode ser um desafio, sendo a reta final a mais difícil. Eu acho que é importante não se espalhar muito e deixar seu foco confuso ao trabalhar em muitas coisas diferentes ao mesmo tempo. Esteja atento ao seu processo criativo e ao que funciona e ao que não funciona para você, ficar tentando diversas coisas pode mantê-lo renovado e inspirado e acho que é bom com moderação para que você não fique estagnado em nenhuma faixa, mas recomendo estar focado e firme em finalizar faixas para que você termine com um monte de peças polidas em vez de um monte de peças inacabadas.

Música atual/ Panorama da Mídia

Nunca foi tão fácil escrever e fazer upload de uma música para a internet, o que considero uma coisa boa, mas que junto com a quantidade de outros conteúdos e estímulos com que as pessoas são bombardeadas constantemente, inevitavelmente fez com que as pessoas consumissem música de uma forma muito diferente. Eu imagino que se você está escrevendo música ou pensando em escrever um álbum, você cresceu ouvindo álbuns, sentando-se com fones de ouvido e apenas se deixando levar, mas especialmente no mundo da Dance Music de hoje, as tendências parecem sugerir que singles e pequenas peças de arte são frequentemente mais palatáveis ​​para o público atual. Descobri que, apesar disso, não comprometer a visão criativa do meu álbum contribuiu para que ele fosse bem recebido e as pessoas o ouvissem como um todo.

Defina um prazo para você

Não seja muito duro consigo mesmo. Eu descobri que ter um prazo não ameaçador em segundo plano e, em seguida, lidar com o álbum por etapas me ajudou a me concentrar e fazer isso. Eu não estava forçando minha criatividade deixando tempo suficiente para apenas relaxar se não estivesse me sentindo criativo, mas houve uma força atrás de mim para fazer isso. Algumas das melhores músicas foram escritas em um dia e uma grande quantidade de músicas que foram trabalhadas ao longo de 10 anos acabou sendo uma bagunça distorcida irreconhecível da inspiração original que era no início, então não pense demais e seja confortável chegar a um ponto onde você apenas tem que deixar ir. Pedir conselhos aos seus colegas e pessoas que você respeita pode ajudar nisso, você perderá, sem dúvida, a capacidade de ouvir sua música de forma objetiva.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025